Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2002 - 17h45

Partidos fazem novas consultas ao TSE sobre coligações

Publicidade

da Folha Online

Os políticos querem mais explicações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a decisão de verticalizar as coligações que foram aprovadas ontem junto com as instruções para as eleições deste ano.

O senador Romero Jucá (PSDB-RR), o PPB e um grupo de partidos pequenos (PGT, PHS, PSDC, PSL, PST, PT do B e PTN) apresentaram consultas ao TSE questionando a possibilidade de os partidos que não lançarem candidato à Presidência, coligarem nos Estados com partidos que não têm candidatos nacionalmente.

"Supondo-se duas coligações à Presidência da República, A + B + C e D + E + F, indaga-se: no estado ou no Distrito Federal, o partido X, que não lançou candidato e nem se compôs com qualquer coligação à Presidência da República, poderá compor-se para a eleição de governador, com uma das duas coligações acima", questiona um dos itens da consulta do PPB.

O senador pergunta se as coligações estaduais, nestes caso, ficarão limitadas aos partidos que também não lançarem nomes à sucessão presidencial ou não.

O TSE definiu, em resposta a uma outra consulta, que os partidos aliados em torno de um candidato a presidente não poderão ser rivais nas eleições estaduais.

O PPB questionou também se as coligações para as eleições proporcionais ( para deputados federais e estaduais) também serão sujeitas às mesmas normas.

O partido pergunta qual será o destino do horário eleitoral em rádio e TV dos partidos que não coligaram para a Presidência nem apresentaram candidato.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade