Publicidade

Publicidade
Brasil
01/06/2007 - 16h01

Izar teme que Clodovil prejudique Câmara; deputado ameaça processar Gol

Publicidade

RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em meio aos escândalos que atingem o Congresso, o presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), disse nesta sexta-feira que o episódio envolvendo o colega deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) colabora para agravar a impressão negativa que pesa sobre o Parlamento.

Depois de se envolver ontem em uma confusão no aeroporto de Brasília, Clodovil teve insônia e analisa a hipótese de processar a empresa aérea Gol, alegando ter sido insultado e humilhado.

"Você não imagina o que eu passei. Qualquer coisa que você imaginar multiplica por dez. Fui insultado com palavras de baixo calão e não consegui dormir um minuto à noite", disse Clodovil, por meio de sua assessoria de imprensa. Nesta sexta-feira, ele se reúne com advogados para decidir o que fazer sobre o episódio.

Ontem à tarde ao embarcar para São Paulo, no vôo 1847 da Gol, Clodovil não quis trocar de lugar com um passageiro a pedido do comissário de bordo. A recusa veio acompanhada da explicação de que era parlamentar e tinha 70 anos. Diante do argumento, foi vaiado e ouviu xingamentos de passageiros.

Com a confusão, o comandante do avião não quis levantar vôo e Clodovil prestou esclarecimentos à Polícia Federal. Só às 20h14 de ontem, o deputado embarcou em um vôo da TAM, depois de "exigir" que a Gol fretasse um jatinho para levá-lo a São Paulo.

"Ele [Clodovil] é um estilista e um artista. Agora é um deputado e precisa tomar muito cuidado com suas atitudes. Ninguém é superior a ninguém", afirmou Izar. "Isso não é bom para o Congresso."

Reincidente

Foi a terceira confusão em que Clodovil se envolveu desde que chegou à Câmara em fevereiro. Na primeira vez, ele teria afirmado que as mulheres são "ordinárias, cheias de silicone, trabalham deitadas e descansam em pé". O comentário gerou críticas e acabou fazendo com que o parlamentar divulgasse uma nota se desculpando.

Pouco depois, Clodovil se desentendeu com a deputada Cida Diogo (PT-RJ). Em maio, o deputado disse que Cida é "tão feia que nem para p... servia". Aos prantos, a deputada apelou aos colegas que havia sido humilhada.

Em decorrência dos casos, há duas representações contra Clodovil na Corregedoria da Câmara, que aguardam decisão do corregedor Inocêncio Oliveira (PR-PE).

Ao ser informada sobre o novo incidente envolvendo Clodovil, Cida disse que o colega ainda não percebeu que depois de eleito passou a representar e defender a sociedade.

"Ninguém é melhor do que ninguém. O fato de ser deputado ou deputada não nos dá condições de ser melhor do que o outro. É uma pena que ele tenha se envolvido em uma confusão como essa [o caso do avião]. É uma pena", disse a petista.

Se o corregedor aceitar as representações contra Clodovil, o processo será remetido ao Conselho de Ética que poderá optar por uma das três punições: advertência verbal, advertência por escrito e até sugestão de cassação de mandato.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca