Publicidade

Publicidade
Brasil
19/06/2007 - 12h48

Presidente do Conselho de Ética busca relator para caso Renan entre aliados

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Sibá Machado (PT-AC), ainda não escolheu um relator para substituir o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) no processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Mas trabalha nos bastidores para garantir que a relatoria fique sob a responsabilidade de um aliado de Renan, integrante da base de sustentação do governo federal.

A Folha Online apurou que a tropa de choque de Renan no Senado vem articulando um substituto de Cafeteira disposto a manter o relatório que absolve o presidente do Senado.

Oficialmente, Sibá nega pressões para a escolha do substituto. Mas diante da crescente onda de denúncias contra o senador, seus aliados querem evitar um relator que promova novas investigações do caso.

No Senado, é praxe manter o relator substituto com o mesmo grupo político daquele que se afastou. Como Cafeteira é da base aliada do governo, Sibá alega ter prerrogativas regimentais para nomear um substituto aliado de Renan.

Os aliados do presidente do Senado trabalham para manter a discussão no aspecto pessoal das denúncias --em que Renan teria recorrido à empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem um filho fora do casamento. Os senadores pró-Renan temem que as investigações levem o caso para as denúncias de que o senador teria fraudado notas fiscais para provar lucros com a venda de gado, ou mesmo ocultado do Fisco parte de sua renda pessoal --o que complicaria a situação de Renan.

Sibá disse que a escolha do novo relator deve sair ainda nesta terça-feira, depois de se reunir com a bancada do PT no Senado. A reunião do senadores petistas ocorre semanalmente às terças-feiras. "Eu vou conseguir o relator ainda hoje", afirmou.

Interino

Sibá disse que vai nomear um relator substituto que, amanhã, deverá apresentar ao conselho o texto já elaborado por Cafeteira --que absolve Renan nas denúncias da Mendes Júnior. O senador só pretende nomear um novo relator oficial para o caso se essa for uma decisão do conselho.

"O relator ad hoc [substituto] tem que seguir o trabalho do senador Cafeteira. Se mudar o caráter da relatoria, isso o conselho deve decidir."

O senador negou, no entanto, que esteja enfrentando dificuldades par encontrar o substituto de Cafeteira --que entregou ontem o cargo depois de apresentar atestado médico por dez dias ao Senado em conseqüência de problemas de saúde. "Eu não conversei com os senadores ainda", desconversou.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca