Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2002 - 19h24

Malhação de Judas não poupa políticos no Sábado de Aleluia

Publicidade

MARINA DELLA VALLE
do "Agora São Paulo"

A tradicional festa de malhação do Judas da rua Lavapés, no Cambuci (zona central da capital), que aconteceu hoje, às 12h, não poupou políticos, como a prefeita Marta Suplicy e o governador Geraldo Alckmin.

Dois bonecos da prefeita de São Paulo foram malhados na festa, que reuniu cerca de 150 pessoas, em sua maioria crianças do bairro. Também foram malhados bonecos do governador Geraldo Alckmin, do presidente Fernando Henrique Cardoso, do terrorista Osama Bin Laden e do presidente dos EUA George W. Bush.

Não ficaram de fora personagens do bairro como a ex-moradora Shirley Chaves Mori, que morreu no ano passado e era considerada a 'rainha da malhação", pois liderava a confecção do boneco. Outra homenageada foi "dona Zélia", uma moradora da região que foi escolhida pelo segundo ano para ser malhada.

Os moradores começaram a se reunir cedo, por volta das 10h, mas a malhação só começou às 12h e logo terminou, deixando a rua coberta de pó de serragem que recheava os bonecos.

Dois quarteirões foram interditados, a partir da rua Glicério, para evitar confusões entre os participantes da festa e motoristas. A PM estava policiando o local com duas viaturas, um posto móvel e 20 policiais.

O policiamento é intensificado desde 1997, quando a tradicional malhação de Judas causou confusão entre os participantes e quem passava de carro. De acordo com a PM, naquele ano, marginais se infiltraram entre os moradores do bairro durante a festa para tentar saquear lojas.

A guerra de ovos e farinha, que costumava sujar a rua durante a malhação, também não aconteceu. 'Este ano foi meio sem graça, tinha pouca gente. É mais engraçado quando eles jogam ovos", disse a manicure Márcia de Moraes, 36 anos, moradora do bairro há seis. Já a amiga dela Elisângela da Silva, operadora de telemarketing, gostou do que viu. 'Esta festa é super tradicional, gostei muito", disse.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página