Brasil
28/06/2007 - 18h49

Tarso diz que espera que Renan seja inocente e defende direito de defesa

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Justiça, Tarso Genro, saiu hoje em defesa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan enfrenta um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado acusado de receber dinheiro de lobista para pagar despesas pessoais.

Tarso disse que espera que Renan seja inocente. "O que eu quero para o país e para o bom funcionamento das instituições é que Renan seja inocente. É isso o que todos nós queremos, que todo brasileiro quer", afirmou ele após participar de um encontro com secretários de Segurança Pública.

Tarso diz que o Senado tem direito de investigar a denúncia, mas que Renan tem que exercer o direito de defesa, como já vem ocorrendo.

"Nós queremos que tudo termine bem, tudo se pacifique e que independentemente de qual seja a solução, que o Senado volte a funcionar com tranqüilidade."

Caso

Renan é acusado de receber recursos da empreiteira Mendes Júnior para o pagamento de pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso --com quem tem uma filha fora do casamento.

Para comprovar que seus ganhos eram compatíveis com os pagamentos, Renan apresentou documentos que apontam para um ganho de R$ 1,9 milhão, nos últimos quatro anos, com a venda de gado.

Reportagem do "Jornal Nacional" contestou autenticidade das notas fiscais de venda de gado apresentadas pela defesa de Renan.

O Conselho de Ética pediu então para a Polícia Federal periciar a autenticidade dos documentos apresentados por Renan.

A perícia verificou que Renan entregou notas fiscais com indícios de fraude, além de documentos que apresentam, entre si, uma "diferença" de 511 cabeças de gado na venda declarada, cerca de R$ 600 mil, quase um terço do que ele afirma ter ganho com atividades agropecuárias desde 2003.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca