Publicidade

Publicidade
Brasil
17/07/2007 - 08h49

Justiça acata mais uma denúncia contra Valério e seus ex-sócios

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

A Justiça Federal em Belo Horizonte aceitou denúncia do Ministério Público Federal e instaurou mais uma ação penal contra o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e seus antigos sócios na agência de publicidade DNA. Eles são acusados de sonegar mais de R$ 50 milhões em tributos.

Na ação que tramita na 9ª Vara da Justiça Federal, Valério e os demais denunciados são acusados de sonegação fiscal, uso de documento falso e formação de quadrilha. Os crimes dos quais são acusados, no entanto, teriam sido praticados entre 1999 e 2002, antes do escândalo do mensalão.

Segundo a denúncia do MPF, os administradores da DNA teriam sonegado "mais de R$ 50 milhões em tributos, por meio da omissão de informações ou prestando declarações falsas à Receita Federal".

Quando o esquema do mensalão foi descoberto, em junho de 2005, a Polícia Civil de Minas fez operações no escritório de um contador da DNA, onde notas fiscais foram achadas.

O contador e um irmão dele, um policial civil aposentado, também foram denunciados com Valério por "destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor".

Conforme o MPF, documentos que a Receita Federal havia requisitado à DNA teriam sido encontrados na casa do contador e em um lote vago próximo, sendo destruídos.

Seriam os mesmos documentos que a agência teria alegado terem sido furtados com um veículo. Após a descoberta do mensalão, a alegação do furto do veículo deixou de existir.

O advogado Marcelo Leonardo, que cuida da defesa de Valério e da sua mulher Renilda Santiago, também denunciada, disse que somente após a citação poderá se pronunciar.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca