Publicidade

Publicidade
Brasil
24/07/2007 - 20h45

Lula determina realização de estudos para abertura de capital da Infraero

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que inicie os estudos para a abertura de capital da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país). A idéia é que ele conclua os exames em seis meses, incluindo análises sobre governança corporativa, plano de negócios e auditoria externa. A decisão política foi tomada ontem durante reunião no Palácio do Planalto.

Desde o começo da crise aérea --há cerca de dez meses--, a Infraero é alvo de críticas. A situação se agravou após o acidente com o Airbus-A320 da TAM, na última terça-feira quando aproximadamente 200 pessoas morreram.

O acirramento da crise acabou trazendo o assunto à tona. Lula reuniu Mantega, Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento) e Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) para tratar da abertura de capital da Infraero. Na conversa, o presidente e as autoridades se convenceram que a iniciativa pode trazer vantagens para os consumidores, os investidores e o governo.

A Folha Online apurou que, pelo estudo em análise, os investidores interessados em comprar parte das ações da Infraero não deverão pagar tributos, enquanto o governo dividirá as despesas com a iniciativa privada para a manutenção dos aeroportos --sob a garantia que o sistema aéreo será permanentemente equipado.

Atualmente, 90% do capital da Infraero pertencem ao Tesouro Nacional e os outros 10% ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Ainda não há definições sobre as mudanças de percentuais, mas há garantias de que até o final do ano os estudos serão concluídos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca