Lula diz que é difícil trocar ministro e que Pires sai de "cabeça erguida"
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu hoje que é difícil para ele trocar um "companheiro" de sua equipe de governo. Ele se referia a Waldir Pires, substituído no Ministério da Defesa pelo ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Nelson Jobim.
"O momento mais difícil é a troca de um companheiro por outro companheiro. Quem está na política sabe que isso às vezes é necessário", disse ele na posse de Jobim.
O presidente admitiu ainda que o país vive uma crise aérea. "Não é segredo que temos uma crise no setor aéreo brasileiro numa combinação de várias coisas que estão acontecendo ao longo dos últimos dez meses."
No entanto, Lula disse que essa crise pode ter sido herdada de outros governos. "Problemas que provavelmente já existiam e ganharam mais visibilidade com o acidente com o avião da Gol. Todos acompanharam a sucessiva seqüência de acontecimentos que foram criados deixando todos com cabelo mais grande nos últimos meses", afirmou Lula.
Lula não poupou elogios a Pires durante a posse de Jobim. "Serei eternamente grato por ter tido a chance de trabalhar com você no governo. Certamente haverão aqueles que irão dizer que o companheiro está saindo por causa da crise aérea com o avião da TAM."
O presidente disse a Pires que ele não precisa se preocupar com aqueles que irão criticá-lo, pois ele pode andar de cabeça erguida em qualquer parte do país.
"Você pode andar em qualquer rua cidade desse país de cabeça erguida como homem que nasceu e viveu grande parte de sua vida prestando serviço a essa nação. Haverá incompreensões, mas haverá quem reconheça seu legado político", afirmou Lula.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Planalto confirma saída de Pires; novo ministro toma posse às 16h
- Governo pressionou a TAM por "saída honrosa", diz Cesar Maia
- Após 3ª tentativa, Jobim cede a Lula e vai assumir Ministério da Defesa
- Com crise aérea, Waldir Pires deixa hoje Ministério da Defesa
Especial


