Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2007 - 17h18

Presidente Lula diz nunca ter falado mal do Congresso Nacional

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que talvez seja o único presidente que não tenha falado mal do Congresso Nacional "nem uma vez".

"Eu queria agradecer ao Senado e à Câmara, porque de vez em quando as pessoas mostram brigas e, na verdade, tem brigas, tem divergências, mas na questão do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], tanto a Câmara como o Senado foram de uma competência extraordinária. Eu estou há quatro anos e meio [na Presidência da República], e talvez seja o único presidente que não tenha falado mal do Congresso nem uma vez, porque os presidentes, quando as coisas apertam, jogam a culpa no Congresso, no deputado. Nunca falei porque tenho a minha responsabilidade e acho que o Congresso, com defeito ou virtude, graças a Deus, a gente o tem, porque no dia em que não tiver, será ditadura e a ditadura é muito pior do que a democracia com o Congresso", disse.

Lula discursou hoje durante a cerimônia de lançamento do PAC Saneamento e Urbanização no Estado do Rio Grande do Norte.

O presidente também falou de sua paixão por desenvolver o Nordeste e o Norte do país. "Devo tudo o que sou ao Sudeste brasileiro. Foi lá que eu aprendi a ler, foi lá que eu tive uma profissão, foi lá que eu virei sindicalista, foi lá que eu fundei um partido, fundei uma Central, e foi lá que eu me lancei candidato a presidente. Mas, por que é que eu tenho paixão por desenvolver o Nordeste e o Norte do país? É porque também, como numa família --aqui tem um monte de pais e mães-- a gente não gosta mais de um filho do que de outro, gosta? A gente gosta de todos igualmente. Às vezes tem um mais malandro, que a gente precisa chamar mais a atenção, e, às vezes, tem um coitadinho, que está mais caladinho, mais quietinho, e a gente sabe que quando uma criança se levanta sem fazer peraltice é porque está doente. Então, como pai e como mãe, a gente cuida desse mais fraquinho com um pouco mais de carinho, não é isso?", explicou.

Lula ainda comentou sobre seus mandatos como presidente. "Eu sou um homem, hoje, muito mais leve do que no mandato passado. O fato de eu não ser candidato em 2010 me tirou umas três toneladas das costas. Eu acho que nós temos que fazer, neste mandato, o que não foi possível fazer no primeiro. Nós consertamos o país. Eu sei que tem críticas, mas a história não é contada no mesmo dia em que ela acontece. O pioneiro não consegue, muitas vezes, chupar a laranja que ele plantou. Mas a história vai contar o que aconteceu neste país nesses últimos quatro anos. E nós não fizemos nenhum milagre, não teve nenhum milagre, nós apenas tentamos repartir, de forma mais justa, o pão deste país."

O presidente ainda aproveitou a ocasião para homenagear as vítimas da tragédia com o vôo 3054 da TAM, no último dia 17. "Eu queria aproveitar que vocês estão em pé para que a gente possa, aqui do Rio Grande do Norte, prestar a devida homenagem às vítimas da tragédia do vôo 3054 da TAM, onde tinha uma família do Rio Grande do Norte. Eu vi hoje no jornal que ela será enterrada em Diadema, São Paulo. E também ao nosso companheiro Nélio Dias [presidente do PP e deputado federal]. Então, eu queria pedir um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia e ao Nélio."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página