Governo descarta, neste momento, construção de novo aeroporto em SP
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
Durante reunião de coordenação política, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, teria descartado momentaneamente a construção de um novo aeroporto na região metropolitana de São Paulo, ainda que o Conac (Conselho de Aviação Civil) tenha determinado a conclusão de estudos sobre o tema em 90 dias.
O governo federal deverá optar pelas construções de um terceiro terminal no aeroporto de Guarulhos (SP) e de mais uma outra pista em Cumbica.
Especialistas sugeriram a construção de um novo aeroporto em Jundiaí, em São Paulo. Segundo o ministro, haveria também a intenção de construir dois sistemas de trem em São Paulo. Um sistema ligaria o aeroporto de Guarulhos ao centro da cidade de São Paulo. O outro sistema faria a ligação do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com a cidade de São Paulo.
Jobim teria conversado sobre o sistema de trens com o governador José Serra (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) na última sexta-feira, quando o ministro esteve em São Paulo.
Por cerca de três horas, Jobim detalhou suas primeiras observações sobre a crise aérea hoje no Palácio do Planalto. Participaram da reunião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Guido Mantega (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e Franklin Martins (Comunicação Social).
Ainda nesta segunda-feira podem ser anunciadas novas medidas de combate ao agravamento da crise aérea, já que o Conac se reúne a partir das 17h, no Ministério da Defesa. Será a primeira reunião do colegiado comandada por Jobim.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Novo ministro da Defesa comanda hoje primeira reunião do Conac
- Em conversa com Jobim, Lula o convida para reunião de coordenação política
- DEM ajuiza ação pedindo anulação de nomeações da diretoria da Anac
- Diretor da Anac viajou aos EUA a convite da TAM em 2006
- Diretoria da Anac quer entregar pedido de renúncia na 3ª
Especial


