Brasil
02/08/2007 - 09h37

Aeronáutica fica contrariada com sessão pública promovida por CPI

da Folha Online

A Aeronáutica ficou contrariada com a sessão pública promovida ontem pela CPI do Apagão Aéreo na Câmara para reproduzir a transcrição dos diálogos da caixa-preta do avião da TAM, informa nesta quinta-feira o "Painel" da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL), editado por Renata Lo Prete.

Segundo o "Painel", o chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Jorge Kersul Filho, afirmou, em reunião reservada após a divulgação dos dados, que a ação dos deputados pode resultar no rebaixamento do Brasil por agências internacionais de aviação.

Sessão

Ontem, a CPI na Câmara decidiu abrir a reunião entre a comissão e Kersul e divulgar à imprensa a transcrição dos diálogos dos pilotos do Airbus-A320 da TAM, após o vazamento dos dados das caixas-pretas.

As informações das caixas-pretas, que constam de um CD-ROM com cerca de 60 arquivos de dados e áudio, foram enviadas na terça-feira à CPI, que as guardou no cofre da comissão. No entanto, a Folha teve acesso exclusivo aos dados.

Para os integrantes da CPI, as caixas-pretas indicam que os pilotos não conseguiram frear o avião no dia do acidente em Congonhas (SP) por falhas nos equipamentos.

O relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que a aeronave possuía falhas que prejudicaram a frenagem. "Pelo que enxergamos, podemos afirmar que a máquina falhou. Há o procedimento de colocar o manete na posição adequada, mas temos que analisar com profundidade todas as possibilidades", disse Maia.

O deputado Miguel Martini (PHS-MG), que é controlador de vôo, disse também estar convicto de que problemas técnicos do Airbus contribuíram para o choque. "Os dados apontam mais para falhas no equipamento da aeronave do que falha humana. Ele [piloto] não tinha um dos reversos. Isso é pane da aeronave, não do piloto", disse.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca