Publicidade

Publicidade
Brasil
05/08/2007 - 11h22

Crise aérea não afeta aprovação de Lula; presidente comemora Datafolha

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o resultado da pesquisa Datafolha, publicada pela Folha deste domingo. "De notícia boa eu nunca canso", teria dito Lula a um ministro, segundo o Blog do Josias.

A pesquisa aponta que o acidente com o Airbus da TAM --que matou cerca de 200 pessoas no dia 17 de julho-- e a crise aérea pela qual passa o país há mais de dez meses não afetaram a popularidade do presidente.

Segundo o levantamento feito nos dias 1º e 2 de agosto, 48% dos brasileiros consideram que o governo Lula continua ótimo ou bom, exatamente o mesmo índice registrado em março.

Os detalhes da pesquisa, como a variação por faixa de renda e escolaridade, além de outros perfis abordados, podem ser conferidos na edição deste domingo da Folha.

Crise aérea

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou neste sábado a demissão do presidente da Infraero (estatal que controla os aeroportos), brigadeiro José Carlos Pereira. O cargo será ocupado pelo atual presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Sérgio Gaudenzi.

Em entrevista à Folha Online, Pereira afirmou que teve momentos "horríveis" durante sua passagem pela estatal, principalmente durante os acidentes da Gol, no ano passado, e da TAM. Ele disse, porém, que encara muito bem sua saída e que, com a crise aérea, "alguém deveria ser demitido".

"O ministro [da Defesa, Nelson Jobim] não queria me demitir. Mas disse a ele, 'tudo bem, alguém tem que ser demitido, a sociedade quer uma demissão'. Quem mais seria? A Aeronáutica? A Anac?", questionou o brigadeiro.

A Infraero é a estatal que cuida da infra-estrutura de 67 aeroportos, 84 unidades de apoio e 33 terminais de carga. Em 2006, arrecadou R$ 2 bilhões em taxas e concessão de espaços comerciais. Desde 2003, tem mais de 80 processos no Tribunal de Contas da União.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca