Brasil
08/08/2007 - 08h36

MST invade fazenda em Goiás e diz que ação é protesto contra Roriz

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
da Agência Folha

Cerca de cem famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram anteontem uma fazenda na cidade de Varjão (75 km de Goiânia).

O movimento afirma que a ação é um protesto contra o ex-senador Joaquim Roriz (PMDB). Aponta que ele é o verdadeiro dono da área. Os proprietários são o administrador regional da cidade de Samambaia (DF), José Luiz Naves, e a mulher dele.

A assessoria do ex-senador negou que Roriz tenha relação com a propriedade invadida. Naves disse que "não tem o menor cabimento" associar a fazenda a Roriz.

O administrador regional disse que já trabalhou para Roriz em mandatos do ex-senador como governador do Distrito Federal (1999-2006), mas afirmou que os dois nunca mantiveram negócios juntos.

Roriz renunciou à cadeira no Senado há um mês para escapar de um processo de cassação. Ele é suspeito de ter recebido propina.

Naves disse ainda que a fazenda, chamada de Santa Edwiges, não se encaixa no perfil de propriedade com possibilidade de ser destinada à reforma agrária pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Naves foi ao local e conversou sobre a questão com os integrantes do movimento.

Segundo o dono, as terras somam 184 hectares. O MST afirma que a fazenda pode ter quase mil hectares. O local é usado para criação de gado.

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local para monitorar a situação. Os proprietários registraram boletim de ocorrência e providenciam pedido de reintegração de posse à Justiça.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca