Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2002 - 17h36

Suplicy pede audiência pública com envolvidos no caso Vale

Publicidade

da Folha Online

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou hoje um requerimento propondo a realização de uma audiência pública com o ministro Paulo Renato de Souza (Educação) e com o ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira para esclarecer a acusação de cobrança de propina no processo de privatização da Companhia Vale do Rio Doce.

Além do ex-diretor, pivô da crise que atingiu a pré-candidatura de José Serra (PSDB-SP) à Presidência, o senador pede também a participação do ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros e do empresário Benjamin Steinbruch, presidente do Conselho de Administração CSN (da Companhia Siderúrgica Nacional).

De acordo com uma reportagem publicada pela revista "Veja" desta semana, Steinbruch teria relatado a Paulo Renato e a Mendonça de Barros que Ricardo Sérgio teria pedido dinheiro para a montagem de um consórcio reunindo fundo de pensões de estatais com a CSN para a participação no leilão de privatização da Vale, em 1997.

Em nota divulgada hoje, Ricardo Sérgio nega que tenha feito a proposta ao empresário e reafirma apoio à candidatura de José Serra à sucessão presidencial. O ex-diretor do Banco do Brasil trabalhou na arrecadação de fundos de campanha de Serra e de Fernando Henrique Cardoso em eleições passadas.

O requerimento foi apresentado à Comissão de Fiscalização e Controle e deve ser votado pelos integrantes da comissão.

No requerimento, Suplicy alega que a realização da audiência é de fundamental importância para esclarecer a "suposta operação que envolveu a venda da maio mineradora do planeta, até aquele momento um patrimônio do povo brasileiro.

A CFC se reúne às quartas-feiras, às 18h, e é presidida pelo senado Amir Lando (PMDB-RO).

Leia mais:

  • Em nota oficial, Ricardo Sérgio elogia Serra; leia a íntegra

  • Mendonça livra Serra e acusa Steinbruch

  • Aloizio Mercadante originou crise, insinua Paulo Renato


  • Previ teria sido procurada para fazer acusações que prejudicassem Serra



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página