Brasil
24/08/2007 - 12h28

Cunha e Marcos Valério viram réus em processo do mensalão

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou nesta sexta-feira as denúncias de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP). A Corte também aceitou a denúncia de corrupção ativa envolvendo o empresário Marcos Valério e seu sócio Cristiano Paz.

Cunha é o primeiro petista julgado na denúncia contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão --esquema que financiava parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político. O mensalão foi denunciado em 2005 pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

"Quanto mais se lava dinheiro por aqui, mais o país fica sujo", afirmou o ministro Carlos Ayres Britto, votando favoravelmente ao acolhimento da denúncia. Segundo ele, não restam dúvidas sobre o crime de lavagem de dinheiro.

As acusações de lavagem de dinheiro contra Cunha não obtiveram consenso entre os ministros e o resultado foi de sete votos contra três pelo acolhimento da denúncia. Já em relação à denúncia de corrupção passiva, o STF aprovou por unanimidade.

O petista ainda é acusado pelo crime de peculato.

Marcos Valério

Por unanimidade, a Corte também aceitou a denúncia de corrupção ativa envolvendo o empresário Marcos Valério e seu sócio Cristiano Paz. No entanto, o Supremo rejeitou a acusação de corrupção ativa contra Rogério Tolentino, sócio de Valério.

O empresário e Paz são denunciados por outros crimes. Valério é acusado por formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Seu sócio é denunciado pelos crimes de peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca