Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2002 - 20h53

Pesquisa coloca Serra isolado em segundo e Lula na liderança

Publicidade

da Folha Online

Uma pesquisa eleitoral realizada entre os dias 1º e 5 de maio pelo instituto Toledo & Associados mostrou pela primeira vez o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, isolado no segundo lugar, com 22,8% da preferência do eleitorado no cenário mais provável para a eleição de 6 de outubro.

A pesquisa confirma ainda o petista Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da disputa com 39,4% das indicações. O pré-candidato Ciro Gomes (PPS) está com 13,8%, em empate técnico com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PSB), que aparece com 12,6%. O pré-candidato do Prona, Enéas Carneiro, está com 2,6% das citações.

O consulta ao eleitorado foi feita em grande parte antes da reportagem da revista "Veja" que aponta suposto pedido de propina por parte do ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio, que foi arrecadador de recursos para as campanhas de Serra. A revista foi para as bancas no sábado, dia 4. A pesquisa, feita entre os dias 1º e 5.

A pesquisa da Toledo & Associados foi encomendada pela revista "IstoÉ" e ouviu 3.246 eleitores em todas as capitais do país e em outras 126 cidades do interior do Brasil. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para cima e para baixo.



Apesar de mantido o empate técnico entre Ciro e Garotinho, a pesquisa divulgada hoje aponta uma recuperação do candidato do PPS sobre o ex-governador do Rio em relação às pesquisas anteriores que colocavam Garotinho na frente de Ciro.

Cenário 2
A pesquisa IstoÉ/Toledo apresentou aos entrevistados um cenário eleitoral incluindo o apresentador de TV Silvio Santos (PFL) e, pela primeira vez, o empresário Antônio Ermírio de Moraes.

Neste cenário, Lula mantém a liderança isolada mas cai para 29,9% das indicações de voto. Silvio Santos aparece em segundo lugar com 22,5% da preferência do eleitorado. Serra cai para 16%.

Garotinho (9,9%) aparece pouco à frente de Ciro Gomes (9,6%) e o empresário Antônio Ermírio de Moraes está com 5,0% da preferência do eleitorado. Neste cenário, Enéas estaria com 1,6%.



 Confira as últimas pesquisas eleitorais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página