Leia a íntegra do bate-papo com Ranier Bragon sobre o mensalão e o STF
da Folha Online
O jornalista Ranier Bragon, 34, da Sucursal de Brasília da Folha, participou nesta quinta-feira de bate-papo sobre o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre as denúncias contra os acusados de envolvimento com o mensalão. Participaram do chat 147 pessoas.
| Divulgação |
![]() |
| Ranier Bragon, repórter da Folha |
Após cinco dias de julgamento, o STF transformou todos os 40 denunciados em réus, entre eles vários nomes da cúpula do PT e Roberto Jefferson, que tornou público o esquema do mensalão, em 2005.
O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.
*
Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com o jornalista Ranier Bragon sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal em aceitar a denúncia contra 40 acusados de participar do mensalão. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.
(05:03:13) Ranier Bragon: Boa tarde pessoal, estou a disposição de vocês...
(05:05:36) murilo fala para Ranier Bragon: olá, tudo bem? caro jornalista, gostaria de saber se essas acusações serão levadas a sério na sua opinião?
(05:06:25) Ranier Bragon: Murilo, pelo que notei nos cinco dias de julgamento, a intenção dos ministros do STF é colocar o assunto como prioridade, até pela ameaça de prescrição em alguns casos.
(05:08:09) murilo fala para Ranier Bragon: murilo, essa decisão de acusação revela um caminho democrático que o supremo começa a trilhar?
(05:09:22) Ranier Bragon: Murilo: é pelo menos a atitude que a sociedade espera do STF. Não de condenação ou absolvição, mas a de não deixar as suspeitas mofarem em seus escaninhos, sem julgamento.
(05:09:48) Josicleybson fala para Ranier Bragon: Mas você acha que esses ministros tem haver com isso de verdade ou só querem fazer essas acusasoes??
(05:12:59) Ranier Bragon: Josicleybson: pelo que entendi, você está querendo saber se a decisão é fundamentada? Olha, o mínimo que se espera de ministros de um tribunal superior é que tomem decisões respaldadas, sem pressão de a ou b. As inconfidências reportadas hoje na Folha em relação ao ministro Lewandowski mostram que nem sempre é isso o que acontece, mas, de qualquer forma, parece ser ponto pacífico que pelo menos indícios para serem investigados há.
(05:13:05) anão do orçamento fala para Ranier Bragon: vc acha que esse julgamente deveria ser televisionado para que o povo todo assista?
(05:14:00) Ranier Bragon: anão do orçamento: o julgamento da denúncia foi televisionado pela TV Justiça. Sinceramente, não sei se ela está disponível no sistema aberto. De qualquer forma, a cobertura da mídia foi ampla, detalhada.
(05:14:12) anão do orçamento fala para Ranier Bragon: todas essas acusações não fazem com que as suspeitas sobre o presidente voltem a tona? ou realmente é página virada e ele "não sabia de nada"?
(05:15:20) Ranier Bragon: Anão do orçamento: a acusação recai sobre pessoas que tiveram grande influência no governo dele. Porém, o, digamos assim, chefe da investigação até agora, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, já repetiu não ter indícios de envolvimento do presidente.
(05:15:26) anão do orçamento fala para Ranier Bragon: boa tarde. qual a previsão de duração dos julgamentos? quando poderemos comemorar a condenação do 1o réu (se é que haverá)?
(05:16:53) Ranier Bragon: anão do orçamento: ministros dizem que, em torno de três anos pode sair a sentença. Mas é sempre bom lembrar que a denúncia (fase ainda pré-processual) levou quase um ano e meio para ser analisada.
(05:17:35) adelaide fala para Ranier Bragon: acha que todos terão penas compatíveis com seus crimes ou alguns levarão mais que outros para fazer um meio-meio entre todos? talvez até os com nomes mais conhecidos... tipo punir quem o povo vai perceber e deixar passar o resto?
(05:19:14) Ranier Bragon: Adelaide: olha, sinceramente, acho que essa preocupação não é predominante no tribunal, apesar de as notícias nos últimos dias mostrar que, como todos nós, os ministros são sescetíveis a pressões e supostos conchavos.
(05:19:20) murilo fala para Ranier Bragon: caro jornalista, há possibilidade dos crimes prescreverem antes dos julgamentos? Qto tempo em média leva todo o tramite até que eles venham a ser julgados de fato?
(05:20:33) Ranier Bragon: Murilo: se a previsão do STF e do Ministério Público se confirmar e a sentença sair em três anos, aí não haverá prescrição. Elas são calculadas com base nas penas aplicadas, mas dificilmente haverá prescrição em menos de quatro anos.
(05:21:10) Drika fala para Ranier Bragon: Ranier, com a experiência que tem como jornalista, acredita que algum desses reus vão ser punidos?
(05:22:36) Ranier Bragon: Drika: Muito se fala sobre o fato de que nenhum político foi punido até hoje pelo STF. Mas é bom lembrar que antes de 2002, o STF tinha que pedir a benção da Câmara ou do Senado para processar parlamentares. É certo que muitos dos 40 processados não serão condenados, justa ou injustamente.
(05:22:49) Drika fala para Ranier Bragon: Caso todos sejam absolvidos no final do julgamento, como fica o dinheiro que foi roubado, vão devolver aos cofres Públicos?
(05:24:03) Ranier Bragon: Drika: Em relação ao suposto dinheiro desviado, o Ministério Público entrou com ação distinta, com o intuito de ressarcimento dos cofres públicos. A relacionada ao julgamento desta semana é a ação penal, com objetivo punitivo.
(05:24:03) emerson46 fala para Ranier Bragon: Na sua opinião, o crime de formação de quadrilha não caberia para todos os envolvidos no escândalo?
(05:25:46) Ranier Bragon: emerson46: olha, crime de quadrilha pressupõe associação de 4 ou mais pessoas com o intuito de cometer crimes. O Ministério Público e os ministros do STF entenderam que os acusados tinham consicência de que estavam usando dinheiro ilícito, que viria de um esquema montado por Marcos Valério, publicitários que mantinha diversos contratos com o governo.
(05:26:06) Aranha fala para Ranier Bragon: Ranier você não acha que os ministros do supremo poderiam debater com o congresso a elaboração de leis que dificultassem, ou até mesmo, impedissem a corrupção no setor público, uma vez que a responsabilidade é do congresso elaborar tais leis?
(05:27:31) Ranier Bragon: Aranha: Sinceramente, meu caro, acho que as leis brasileiras são suficentes ou próximo disso. O que falta é cumpri-las. Óbvio que o STF pode sugerir projetos e até apresentá-los, mas não creio que isso seria determinante para a resolução do problema.
(05:27:43) adelaide fala para Ranier Bragon: qual a importancia dessa investigfação, julgamento, condenação etc para a historia politica do pais?
(05:29:28) Ranier Bragon: Adelaide: acho que é de um valor pedagógico imensurável. Não tenho notícia de uma investigação por essas bandas que tenha colocado no banco dos réus três ex-ministros, cinco presidentes ou ex-presidentes de partidos, banqueiros e por aí afora.
(05:29:34) adelaide fala para Ranier Bragon: "Dirceu disse que teme pelo seu futuro e que teme a influência da imprensa sobre as decisões do Judiciário. "Estamos caminhando para a ditadura da mídia no país."" (fonte: folha sp) por favor, comente essa frase do ex-ministro. tem fundamento ou ele quer apelar para algo que todos apelam (a ditadura) sempre que a coisa fica feia? tenho a impressao que a ditadura (a desculpa de que ela volte) absolve quase tudo nesse pais.
(05:31:01) Ranier Bragon: Adelaide: tem razão. Ele se refere à suposta "faca no pescoço" com que os ministros teriam julgado a denúncia. "Faca no pescoço" que teria sido colocada pela mídia. Não creio que uma imprensa livre, combativa, crítica, independente, seja ameaça de ditatura ou coisa semelhante.
(05:31:25) Drika fala para Ranier Bragon: A população do nosso País vive revoltados com os nossos políticos, que a cada dia se demonstram mais bandidos. Na sua opinião, o que faz a pessoas não tomarem nenhuma atitude e ficam apenas revoltados e assistindo tudo e nada fazem para mudar essa situação?
(05:33:58) Ranier Bragon: Drika: isso envolve uma série de fatores como educação, falta de interesse político, apatia, aquele pensamento de que o que ocorre é assim mesmo e nunca vai mudar. Mas acho que, aos poucos, esse cenário está mudando. Tome como exemplo o escândalo dos sanguessugas, lembra-se? Dos 72 parlamentares acusados, os eleitores só reelegeram cinco. Acho que isso é um avanço.
(05:34:18) RECIFE fala para Ranier Bragon: Você não acha que o mnodelo de indicação dos ministros, por sí só já não é comprometedor? Não poderiam os ministros estar encenando num primeiro momento somente pra saciar a indignação popular?
(05:36:07) Ranier Bragon: Recife: concordo com você que o modelo de indicação é errado. Os ministros do Supremo não deveriam ter como "padrinhos" o presidente da República. Circulam há tempos propostas como eleição, mas os contrários à idéia argumentam que isso criaria "partidos políticos" dentro do Judiciário. Sou partidário de uma tese utópica segundo a qual ministros do Supremo deveriam ser indicados por meio de concursos entre os juízes.
(05:36:19) RECIFE fala para Ranier Bragon: Quais as chances de que esse bando venha a ser punido de verdade, já que é tradição do Supremo alongar suas ações de modo que os ladrões de dinheiro público sempre escapem sorridentes. Vide casos Collor e Maluf!
(05:37:37) Ranier Bragon: Recife: Olha, como disse antes, entre esses 40 processados, alguns não serão condenados, justa ou injustamente. Mas não acredito que esse escândalo todo não resultará em nenhuma punição de verdade.
(05:37:37) Negovéio fala para Ranier Bragon: Nem a crise de 2005 ou o resultado no STF colocaram Lula em posição realmente delicada. Pergunto: o que seria necessário ocorrer para a imagem do presidente ser finalmente arranhada? Lula ser flagrado batendo uma carteira? Lula tomando doce de uma criança? Adoraria ouvir seu ponto de vista.
(05:40:15) Ranier Bragon: Negovéio: discordo um pouco da avaliação de que o mensalão não arranhou a imagem de Lula. Ouço muita gente nessas apurações do dia a dia, e vejo que petistas e lulistas que antes eram incondicionais em sua veneração perderam o encanto. Mas essa coisa de presidente da República ter "teflon" é assim mesmo, afinal de contas ele tem a "caneta".
(05:40:59) naldo fala para Ranier Bragon: Sobre a publicação das conversas dos ministros vc não acha que houve uma pressão sobre juízes????
(05:42:48) Ranier Bragon: naldo: elas sugerem pressão do Executivo sim, e seria polianismo acreditar que ministros são imunes a pressão. Mas seria leviano dizer categoricamente que eles foram pressionados. Os diálogos sugerem até uma troca que envolveria a indicação por Lula do novo ministro da corte, mas, é paenas isso: sugestão...
(05:43:02) Drika fala para Ranier Bragon: Se a impunidade é tão descarada em nosso País, por que não se tomam nenhuma atitude para mudar essa situação? Não é justo, escolhermos políticos, achando que vão nos ajudar e derepente, estão lá no meio de todos roubando descradamente, por saberem que sairam em pune?
(05:44:27) Ranier Bragon: Drika: concordo com você. Há sempre a possibilidade de ele ser cassado, mas como a Câmara dos Deputados demostrou nos escândalos do mensalão e dos sanguessugas, o espírito de corpo prevalece, ou tem prevalecido, nessas circunstâncias.
(05:44:27) Mark fala para Ranier Bragon: Ranier, você poderia nos falar um pouco sobre o episódio "faca no pescoço"?
(05:46:42) Ranier Bragon: Mark: "faca no pescoço" seria uma pressão da imprensa para que o STF abrisse processo contra os acusados, isso segundo as palvras do ministro Ricardo Lewandowski. Se pressão houve, creio que foi a legítima pressão para que o tribunal deliberasse sobre um assunto que abalou o país. E abalou há mais de dois anos!
(05:46:54) RECIFE fala para Ranier Bragon: Quem conhece os bastidores da política sabe que em cada ação de poder existe uma troca de favor. Não seria também esse o caso das nomeações dos juises do Supremo?
(05:48:21) Ranier Bragon: Recife: a troca de emails entre os ministros Ricardo Lewandowski e Carmém Lúcia falam justamente sobre essa preocupação. É Lewandowski quem diz "tudo então foi uma troca" (ou algo parecido). Se houve mesmo ou não, não temos elementos para afirmar.
(05:48:33) FHHC pergunta para Ranier Bragon: Vc. sabe de alguma prova concreta contra o Zé Dirceu?
(05:49:52) Ranier Bragon: FHHC: o que os ministros listaram em sua decisão foram indícios, entre eles a ajuda de Valério para que a ex-mulher de Dirceu comprasse um apartamento e arrumasse um emprego, os encontros de Dirceu com diretores do BMG e Rural, além de depoimentos, como o de Roberto Jefferson e emerson Palmieri.
(05:50:18) Eric SP fala para Ranier Bragon: Olá Bragon. Das provas apresentadas peo Procurador, elas são de sua própria investigação ou são em sua maior parte das investigações da CPMI dos Correios?
(05:51:19) Ranier Bragon: Eric SP: em grande parte, trata-se de investigação própria do Ministério Público, mas ele também usou depoimentos e quebras de sigilo da CPI.
(05:51:19) naldo fala para Ranier Bragon: O porque deste julgamento de aceitação da denúcia horas nenhyuma falaram do que aconteceu em Minas Gerais com o senador Azeredo, existe mesmo uma força tarefa para retirar o PT da vida pública deste País??
(05:52:57) Ranier Bragon: naldo: o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, citou sim a suspeita de que o embrião do mensalão se originou na campanha do tucano Eduardo Azeredo em Minas. A próposito disso, o Ministério Público deve entrar com denúncia sobre esse caso nas próximas semanas.
(05:53:03) *midi@trix? fala para Ranier Bragon: Boa tarde Ranier. Gostaria de saber se o STF condenou os acusados ou apenas referendou as acusações do Procurador? Pois, a impressão é que estão já todos condenados, so faltando ir pra cadeia. E quando vai ser o julgamento do "Pai do Mensalão, O Azeredo?
(05:54:47) Ranier Bragon: midi@trix: Boa tarde. Como disse antes, o caso do Azeredo deve ser alvo de denúncia nas próximas semanas. Sobre o julgamento dessa semana, foi a aceitação da denúncia, nem mesmo uma referendação das acusações, mas o reconhecimento de que existem indícios suficientes para abertura de processo criminal.
(05:55:19) gatinho fala para Ranier Bragon: O STF aceitou as denuncias do Procurador geral da republica esse processo pode demora quantos anos pra concluir a sentença dos quarenta acusados do mensalão e quantos anos de cadeia que cada um deles pode pegar?
(05:56:01) Ranier Bragon: gatinho: os ministros do STF calculam em cerca de três anos o prazo para que haja uma sentença. As penas variam de 1 a 12 anos.
(05:56:14) RECIFE fala para Ranier Bragon: Ha alguns questionamentos sobre a forma de enquandramento. De forma coletiva levarfia mais tempo para um improv´´avel final e a individual implicaria em mais agilidade. Qual na verdade seria a forma mais ágil de concluir esse processo?
(05:58:17) Ranier Bragon: Recife: creio que a individualização resultaria na necessidade de uma repetição de provas/depoimentos/diligências, o que poderia levar a uma demora maior da que é observada no processo único.
(05:59:19) Ranier Bragon: Ok, pessoal, agradeço as perguntas e espero ter atendido a todos. Grande abraço.
(06:00:13) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Ranier Bragon e de todos os internautas. Até o próximo!
Leia mais
Especial


