PF recolhe documentos envolvendo políticos de Florianópolis
MARI TORTATO
da Agência Folha, em Curitiba
A Polícia Federal recolheu ontem num terreno baldio em Florianópolis papéis que, segundo o delegado Raimundo Lopes Barbosa, podem levar a "uma nova vertente de investigação da Operação Moeda Verde". São cerca de 300 papéis com timbre da Prefeitura de Florianópolis e do gabinete do ex-vereador Juarez Silveira (sem partido), cassado por suspeita de comandar um esquema de compra e venda de leis e licenças ambientais na cidade.
Entre os papéis há cópias de projetos de lei da Câmara Municipal com anotações a mão, recados com pedidos de representantes da sociedade civil para inclusão de propostas no orçamento do município e documentos para abertura de empresas.
"As anotações sugerem tráfico de influência do ex-vereador Juarez Silveira em casos de afronta à legislação ambiental e reforçam a tese de que alguns empreendedores de Florianópolis o procuravam para liberar alvarás irregulares", disse o delegado. O ex-vereador sempre negou as acusações.
Os papéis estavam jogados ao lado de um caminho que dá na praia da Barra da Lagoa, sul da ilha de Florianópolis. A localização foi informada à PF por uma repórter da rede RBS de TV. O material será periciado e juntado ao inquérito da delegada Julia Vergara. Barbosa disse que também Vergara considerou o conteúdo "relevante para a investigação".
Desencadeada em maio deste ano, a Operação Moeda Verde prendeu políticos, funcionários de órgãos ambientais e empresários na tentativa de confirmar o esquema de comércio de leis e licenças.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Prefeito de Florianópolis é citado em comissão da Câmara Municipal
- Justiça declara inconstitucionalidade de lei suspeita em SC
- Ministério Público abre investigação contra prefeito de Florianópolis
- Prefeito de Florianópolis nega ter feito lei para beneficiar empresário
- Procuradoria sugere que Câmara de Florianópolis processe prefeito
- Polícia Federal associa prefeito de SC a fraude ambiental
Especial

