Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2007 - 22h39

Estudantes protestam contra absolvição de Renan em Santos

Publicidade

MARIANA CAMPOS
da Agência Folha, em Santos

Aos gritos de "Fora Renan", cerca de 200 estudantes universitários de Santos (85 km a sudeste de São Paulo) protestaram na noite desta sexta-feira contra a absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.

A manifestação começou por volta das 20h30, em frente ao campus Dom Idílio, da UniSantos (Universidade Católica de Santos), e estava planejada para acabar na praça da Independência, no bairro do Gonzaga, palco de protestos e comemorações na cidade. Até as 22h, ela ainda não havia terminado.

Com carro de som, apitos e instrumentos de percussão, os estudantes gritavam palavras de ordem e frases como: "Voto secreto, eu digo não. Isso é política para proteger ladrão".

Uma faixa carregada na frente da passeata dizia: "Fora Renan! Voto aberto. Reforma política, já! Pela participação direta do povo".

Um dos coordenadores da manifestação, o estudante do 4º ano de direito Flaviano Corrêa Cardoso, 26, afirmou que a idéia surgiu de um grupo de professores e estudantes da UniSantos "respondendo a um sentimento de profunda indignação que se instaurou no país depois da absolvição absurda do senador Renan Calheiros".

Além de protestar, segundo Cardoso, a manifestação também teve como objetivo levar o movimento estudantil às ruas.

Alguns professores aderiram e também participaram. "[A idéia] surgiu de uma maneira espontânea de revolta. Isso que aconteceu é inadmissível. Não só a votação em si, mas a maneira como ela foi feita", afirmou o professor de economia da UniSantos José Pascoal Vaz.

Durante o percurso, os manifestantes passaram em frente a outras universidades chamando estudantes a participar.

Eles receberam aplausos das pessoas que passavam pelas ruas ou estavam em bares e padarias. Veículos que passavam pelo local onde estava ocorrendo a passeata buzinavam em sinal de apoio ao movimento.

Agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de Santos monitoraram o trânsito durante o percurso e policiais militares acompanharam a manifestação.

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

Comentários dos leitores
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
SAO PAULO / SP
O nosso futebol está no mesmo caminho dos políticos brasileiros, tramoias e mais tramóias...

sem opinião
avalie fechar
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
MARINGA / PR
Eu acho que os processos contra Renan devem correr paralelo às outras votações. Não é certo que prejudiquem o país dando maior ênfase ao Problema do Renan que os problemas de um país inteiro. Há outras formas de fazer oposição. Se alguma figura ligada ao PMDB votarem contra a CPMF deveriam ser banidas do Partido. Será que não sabem que o PMDB possuem vários ministros no governo?.

sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
CARAPICUIBA / SP
O fato de voce votar e escolher seus representantes, nao nos garante uma democracia. Ao meu ver ainda estamos distanciados das praticas democráticas. Democracia deveria ser sinonimo de igualdade, justica, bem comum, e infelizmente ainda nao é oque se ve em nosso Brasil. O povo deveria ter instrumentos celeres e diretos de cassassao de mandatos de parlamentares que nao cumprissem com seus compromissos eleitorais efetuados com o povo. Esses impostos excorchantes a que somos submetidos diariamente, isso é insuportável, estamos nos tornando um povo mudo que sofre calado a todas essas injusticas a que somos expostos.

sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1107)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página