Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2007 - 12h35

Renan deve adiar encontro com Lula para evitar discussão sobre afastamento

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quer adiar o encontro que teria nesta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva --o primeiro desde que foi absolvido pelo plenário da Casa na semana passada. O senador considera que não é favorável conversar agora com o presidente em meio às especulações de que o Palácio do Planalto estaria trabalhando para o seu afastamento temporário da presidência do Senado.

Interlocutores do Planalto entendem que o afastamento temporário de Renan facilitaria a aprovação da PEC (proposta de emenda constitucional) que prorroga a CPMF (contribuição provisória sobre movimentação financeira) até 2011.

A Folha Online apurou Renan pretende conversar reservadamente com Lula em um bate-papo que pode ocorrer por telefone ou pessoalmente, nos próximos dias, sem divulgação oficial.

O senador quer tirar o encontro do foco da mídia para evitar que sua imagem volte a sofrer desgastes. Renan disse a interlocutores que depois de ser absolvido pelo plenário da Casa na semana passada não tem motivos para se afastar do comando do Senado nem está disposto a ouvir especulações sobre essa possibilidade.

Setores do governo federal avaliam que, com Renan fora da presidência da Casa, a base aliada teria mais facilidade para aprovar a prorrogação da CPMF no Congresso. Se o senador optar pela licença --hipótese que ele descartou de forma enfática em conversa com aliados --o vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), assumiria os trabalhos da Casa.

A solução é vista com bons olhos pelo Palácio do Planalto, uma vez que o PT estaria na presidência do Senado mesmo na ausência de Renan --um dos mais fiéis aliados de Lula no PMDB.

Renan não quer dar espaço para que Lula lhe faça a proposta de se afastar da presidência do Senado, por isso pretende colocar a discussão sobre a CPMF no centro de sua conversa com o presidente.

A oposição, que é contrária à prorrogação da CPMF, pretende endurecer a postura no Senado se Renan estiver na presidência da Casa. O governo federal, por outro lado, não está disposto a abrir mão da receita arrecada pela contribuição.

Oficialmente, o encontro de Renan com Lula não consta da agenda presidencial desta terça-feira. A assessoria do presidente do Senado também não confirmou o encontro entre os dois. Renan havia feito um pedido a Lula para uma conversa depois do retorno do presidente de sua viagem à Europa, que durou mais de uma semana.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página