Brasil
18/09/2007 - 18h10

Mares Guia diz que denúncias do mensalão mineiro são infundadas

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) deu hoje explicações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o envolvimento de seu nome com o mensalão mineiro. Segundo ele, as denúncias são infundadas e todos os esclarecimentos serão prestados ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, com quem o ministro se reúne ainda nesta terça-feira.

Márcia Gouthier/Folha Imagem
Mares Guia disse que não está constrangido com a acusação mas deve explicações a Lula
Mares Guia disse que não está constrangido com a acusação mas deve explicações a Lula

Segundo o relatório final sobre o mensalão mineiro elaborado pela Polícia Federal, Mares Guia (PTB), atuou para indicar políticos que receberiam dinheiro da campanha de Eduardo Azeredo (PSDB), organizou a contratação do publicitário Duda Mendonça e levantou empréstimos no Banco Rural.

Mares Guia disse que não está constrangido com as acusações. "Não constrange [a denúncia]. Você se defender é uma obrigação. Eu preciso dar satisfações ao presidente da República e a vocês também", disse o ministro, antes do encontro com o procurador.

O ministro conversou com Lula pela manhã quando trataram das denúncias e também do encaminhamento do governo para garantir a votação da prorrogação da CPMF até 2011, o que está previsto para amanhã em uma sessão noturna na Câmara.

Mares Guia negou que tenha sido coordenador da campanha de Eduardo Azeredo. Mas confirmou que tem uma relação muito próxima com o tucano.

"Ele [Azeredo] é meu amigo pessoal e pessoa de bem", disse o ministro, informando ainda que pediu ao procurador-geral prazo para que ele envie documentos que comprovem suas afirmações. "Pretendo enviar documentos formais que demonstram com clareza", disse.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
J. Pimentel (66) 22/11/2009 11h21
J. Pimentel (66) 22/11/2009 11h21
Aos poucos estão desqualificando os crimes cometidos no emblemático caso do Mensalão. O mensalão "oficialmente" é uma contribuição mensal para que os deputados votassem com o governo. Na prática foi a forma de reeembolsar os deputados para cobrir seus compromissos de campanha. Esse dinheiro saiu de um CAIXA DOIS, ou seja, fora da contabilidade oficial, do mesmo caixa que financiou grande parte das campanhas, não só do PT. O Operador pricipal foi Marcos Valério, através de suas agências de propaganda, mas não foi o único com certeza, porque a movimentação financeira é muito alta para ficar concentrada apenas nas agências denunciadas. São dois crimes, na verdade, que já ficou em apenas um e, depois de tanto tempo já se pode colocar este caso no rol de impunidades que assola a dignidade do país. Com o apoio popular que tem, Lula tem assegurado essa impunidade, inclusive negando o inegável, fingindo desconhecer o esquema que não foi criado por ele, mas é uma prática tradicional da politica brasileira. A descaração do PT e seus aliados, que continuam dando as cartas no partido e na politica brasileira, é apenas um desses atos vergonhosos com os quais os brasileiros se acostumaram e, pelo apoio que teem dado ao atual governo, também apoiam essa "maracutaia", termo consagrado na língua portuguesa pelo próprio presidente Lula. É bom que se esclareça que não foi o PT quem criou essas práticas. A decepção é que acreditavamos que o PT fosse acabar com elas e não utilizá-las também. sem opinião
avalie fechar
Santos Júnior (299) 22/11/2009 11h07
Santos Júnior (299) 22/11/2009 11h07
Sr Pacificador, o sr Luiz Inácio não arrisca fala essas mentiras para pessoas como nós e sim para os seus bolsistas que trocam o voto por esmolas, portanto, não se espante quando o vosso presidente sair por ai parafraseando bizarrices!! 1 opinião
avalie fechar
Manoel Brito (2) 22/11/2009 11h03
Manoel Brito (2) 22/11/2009 11h03
Excelentissimo Ministro Joaquim, Nós Brasileiros Agreditamos na sua Transparência, e Competência , estamos ao seu lado.
Manoel de Brito Oliveira
Ilha Solteira-SP
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2972)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca