Brasil
19/09/2007 - 19h38

Renan diz que nenhum partido vai rejeitar projetos no grito

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu hoje um recado direto para os partidos de oposição ao fazer um desabafo no plenário da Casa. Em tom exaltado, Renan deixou claro que ele está no comando da Casa e nenhum partido vai conseguir aprovar ou derrotar matérias "no grito".

Ao ser cobrado por senadores da base aliada e da oposição para colocar em votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do senador Paulo Paim (PT-RS) que acaba com as votações secretas no Congresso, Renan disse que a matéria terá prioridade somente se houver acordo entre todos os partidos da Casa.

"Desobstruindo a pauta, nós vamos botar essa matéria para tramitar. Eu faço um apelo à Casa como presidente do Senado para que votemos todas as matérias para que essa matéria possa tramitar. Aqui, ninguém vai levar no grito. Se eu tivesse perdido a votação por um voto, eu teria arrumado a minha gaveta e teria saído daqui. Mas eu não perdi, eu ganhei", enfatizou.

Renan sinalizou ser contrário ao fim do sigilo do voto em algumas votações, como previsto atualmente pela Constituição. Na opinião do peemedebista, o STF (Supremo Tribunal Federal) foi claro ao afirmar que o Congresso deve seguir o que determina a Constituição Federal no que diz respeito às votações secretas.

Obstrução

Senadores da oposição cobram a votação da PEC do voto secreto uma vez que, hoje pela manhã, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) aceitou acatar na íntegra o texto de Paim desde que a matéria fosse colocada como prioridade na pauta da Casa. O plenário do Senado, no entanto, está obstruído por cinco medidas provisórias, o que obriga a votação das matérias antes da discussão sobre a PEC.

Apesar dos apelos de Renan para limpar a pauta, o DEM e o PSDB orientaram suas bancadas a manterem a obstrução às votações no plenário.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Wilson Carvalho (23) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (23) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (23) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (23) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Egberto Almeida (5) 12/08/2009 11h13
Egberto Almeida (5) 12/08/2009 11h13
VOTE CONSCIENTE! VOTE NULO, OU SERÁ QUE CONSEGUIMOS RENOVAR ALGUMA COISA EM BRASILIA PARA 2010? 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2196)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca