PMDB quer Ministério de Minas e Energia para selar a paz com o governo
GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
A rebelião na bancada do PMDB no Senado, que impôs uma derrota ao governo federal nesta quarta-feira, teve como estopim a demora na definição do novo ministro de Minas e Energia pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Folha Online apurou que parte dos senadores quer pressionar Lula a convidar Silas Rondeau para retornar à pasta --o ex-ministro pediu demissão depois de seu nome ser envolvido com a Gautama, que lideraria um esquema de fraude em licitações desarticulado pela Polícia Federal.
| 20.mai.2007/Folha Imagem |
![]() |
| Bancada do PMDB no Senado quer o retorno de Silas Rondeau para Minas e Energia |
O nome de Rondeau foi indicado por Lula pela ala do PMDB no Senado, que se vê insatisfeita com o fato da bancada do partido não estar "bem representada" no primeiro escalão. Um dos senadores peemedebistas chegou a afirmar que os ministros Nelson Jobim (Defesa) e José Gomes Temporão (Saúde), apesar de filiados ao PMDB, foram indicados sem o aval do partido.
Além da demora na indicação do novo ministro, a bancada de senadores quis dar uma demonstração do poder de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. Os peemedebistas querem mostrar que o partido, mesmo com o enfraquecimento de Renan no comando da Casa, tem condições de impor derrotas ao governo se decidir partir para a oposição.
Interlocutores de Renan consideraram positivo para o senador a derrota do governo em plenário. O grupo pró-Renan avalia que o episódio confirma a necessidade de o governo apoiar o peemedebista com crédito de líder.
Segundo aliados de Renan, o PMDB do Senado está sem comando, uma vez que o presidente da Casa prioriza as denúncias de que é alvo no Conselho de Ética ao invés de dialogar com o Palácio do Planalto --enquanto o senador José Sarney (PMDB-AP) não tem um bom trânsito com grande parte da bancada.
Reconquista
O presidente Lula reconheceu a aliados que precisa reconquistar a bancada do PMDB no Senado diante do enfraquecimento da interlocução de Renan. Lula escolheu como seus emissários o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e o líder do PMDB na Casa, Valdir Raupp (RO).
Lula avalia que os dois senadores têm capacidade para reunir as diversas 'alas' do partido no Senado.
Um senador peemedebista disse à Folha Online que existem, atualmente, três grupos do PMDB no Senado. O primeiro deles, chefiado por Jucá e pelo senador José Sarney (PMDB-AP), reúne parlamentares alinhados com o Palácio do Planalto.
Outro grupo, de oposição, tem como um de seus principais representantes o ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcellos (PMDB). O terceiro grupo foi criado em meio à recente rebelião da legenda, com parlamentares que vão avaliar caso a caso se votarão com o governo ou com a oposição.
Raupp teria a função de dialogar de forma mais aberta com os dois últimos grupos, já que acompanhou a rebelião da bancada no plenário do Senado.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Líderes da base dizem que Planalto precisa melhorar relações com PMDB
- Planejamento apresenta a Lula alternativas para manter secretaria de Mangabeira
- Líder do governo nega que rebelião no PMDB signifique rompimento
- Após rebelião, Lula se mostra disposto a retomar diálogo com PMDB
- Lula diz que vai recriar secretaria de Mangabeira
- Lula nega que PMDB tenha pedido cargos e diz que não "barganha votações"
Especial




São escandalos e mais escandalos de corrupção ativa que não terminam mais, se formos enumerar serão tantos que não vamos conseguir comprender mais nada.
Se os salarios dos Politicos são excelentes, se o Poder da emprego para todos eles e mais para seus amigos os amigos dos seus amigos e os parentes de suas empregadas como vamos entender que ainda assim precisam roubar tantos.
E olhem bem que o roubo vem de todos os lados, ele não tem limites para se instalar é como uma doença que mata que se instala no homem como o Cancer ou o HIV, se instalando no corpo da Nação brasileira e atraves disso tirando sua vida, sugando toda sua vida para cooexistir com o que tirou do corpo da Nação brasileira.
Os escandalos de corrupção são tantos e ilimitados, quando esperamos que vai parar, aparece outro maior ainda e todos vindo do Poder e o pior de tudo é que os donos do poder se acham com razão ainda em roubar tanto do povo brasileiro através de Estatais.
Estamos estarrecidos mas isso não é tudo!
Quando vemos as propagandas de programação cultural para o povo patrocinada pelos governadores de Estados com shows de todos os tipos o Estado pagando tudo, ninguem diz nada mas são a mil e uma caras da corrupção.
Quando vemos estampadas propagandas dos Correis, da Petrobras, do BB, da CEf, em eventos dessa natureza ninguem do Ministério Publico faz auditoria e ninguem contesta!
avalie fechar
"Nova líder do governo diz que sua principal missão é estabilizar relação entre PT e PMDB"
Só gostaria de saber como vão dividir o bolo, pois a única coisa que interessa a todos é não esperar o bolo crescer, mas come-lo até o farelo.
avalie fechar
Como pode tentar harmonizar a base governista,
uma pessoa que precisa dedicar-se integralmente
a propria defeza,nos escandalos das ONGs barriga
verde.
avalie fechar