Lula critica ex-ministros que só pensavam no "ego intelectual"
da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira o comportamento de ex-ministros que faziam programas específicos para as suas áreas sem pensar no governo como um todo.
"Havia uma coisinha aqui no Brasil ou, quem sabe, na cabeça das pessoas [...] de cada ministro fazer o seu programa em função do pensamento da sua equipe. No fundo, no fundo, era uma coisa do ego intelectual: 'Eu vou produzir o conhecimento que acumulei ao longo da minha vida, sem me importar com o que os outros vão estar pensando'", afirmou Lula.
No entendimento do presidente, quando um ministro pensava no seu "ego intelectual" não elaborava propostas para o Brasil, mas para ele mesmo. "Era assim que funcionava na história do país", comentou.
O presidente participou hoje da reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Na ocasião, o ministro Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia) apresentou o Plano de Ação até 2010 para que os conselheiros pudessem apresentar sugestões. A versão final do programa será apresentada no fim do mês.
Lula disse que seu governo está aprendendo a "construir coisas" que envolvam todos os integrantes da equipe, "porque se não envolver o governo você não compromete os pares. E se você não compromete os pares [...] podem ficar certos de que o plano não anda, porque terá alguém sentado em cima", afirmou.
O presidente também cobrou do ministro Sérgio Rezende a elaboração de um plano de metas com a participação da sociedade científica para que o programa realmente seja executado. E aproveitou para fazer comparações com o futebol.
"Porque esse programa é um time de futebol em campo. Se nós, no dia da apresentação desse programa, não tivermos construído um objetivo e um plano de metas para o cumprimento de cada uma das coisas que estão aqui, nós vamos ficar subordinados aos seus especialistas ou a algum especialista aqui que se interesse por um programa.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Líderes da base dizem a Lula que Câmara vai concluir votação da CPMF na terça
- Lula promete fazer campanha em 2008 para governistas no 2º turno, dizem aliados
- Em jantar, peemedebistas selam paz; "franciscanos" cobram atenção do Planalto
- Lula vai editar decreto criando ministério extraordinário para Mangabeira Unger
- Aliados dizem a Lula que base está "intranqüila" com decisão a ser tomada pelo STF
- Livro traz 52 técnicas passo a passo para aumentar a inteligência
Especial

