Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2007 - 16h36

Oposição prepara ofensiva contra Renan e defende prazo para concluir investigações

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O DEM e o PSDB vão liderar uma ofensiva a partir desta terça-feira contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os dois partidos vão apresentar juntos, no final da tarde, a quinta representação contra o peemedebista à Mesa Diretora da Casa por quebra de decoro parlamentar.

Antes de ingressarem com o pedido de investigações, porém, senadores da oposição vão fazer uma série de discursos no plenário do Senado para cobrarem explicações de Renan sobre as mais recentes denúncias de espionagem --além de defenderem sua saída do cargo.

Em reunião realizada hoje no gabinete do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), senadores do DEM e do PSDB estabeleceram o dia 2 de novembro como prazo para que o Conselho de Ética conclua todos os processos contra Renan. Do contrário, ameaçam paralisar os trabalhos do Senado.

"Estamos convidando a base aliada a parar o Senado. A base não tem o direito de trair a instituição. Entendo que a condição de Renan de continuar presidindo a Casa é nenhuma. Se os processos não forem votados no Conselho de Ética, vamos parar a Casa", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

O senador Jefferson Peres (PDT-AM) foi o primeiro senador a cobrar o afastamento de Renan em discurso no plenário na tarde desta terça-feira. "O presidente Renan não tem mais condições de permanecer na presidência desta Casa. Espero que ele entenda isso. É um sentimento de toda esta Casa", defendeu.

O discurso mais duro promete ser o do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que seria alvo da espionagem de Renan ao lado do senador Marconi Perillo (PSDB-GO). Demóstenes pretende questionar o presidente da Casa frente a frente, em um duelo verbal no plenário do Senado.

Mesmo com a ameaça da oposição, Renan já está no plenário do Senado para presidir a sessão. O peemedebista também pretende discursar para apresentar sua versão sobre as denúncias de espionagem.

Renan é acusado de pedir ao seu assessor, Francisco Escórcio, para reunir material contra Demóstenes e Perillo. Demóstenes foi informado pelo empresário Pedro Abrão, dono de um hangar em Goiânia (GO), que Escórcio lhe pediu para tirar fotos dos dois parlamentares embarcando em jatos particulares --que seriam usadas posteriormente para chantageá-los.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página