Governo diz que enviou ordem de prisão de Cacciola
da Folha de S.Paulo
da Folha Online
O Ministério da Justiça informou ontem que enviou o original do mandado de prisão do ex-banqueiro Salvatore Cacciola na semana passada para Mônaco.
O recebimento, disse o ministério, foi confirmado pelo diretor-geral de Justiça, Philippe Narminau, na segunda-feira.
A procuradora-geral de Mônaco, Annie Brunet-Fuster, reclamou anteontem a falta do mandado. A documentação foi enviada pela Polinter (RJ) para a Embaixada em Paris e, depois, para Mônaco.
Segundo a procuradora, o processo de extradição está parado porque ela estaria aguardando o envio do documento pelas autoridades brasileiras.
Caso
Foragido desde 2000, Cacciola foi preso no dia 15 de setembro em Mônaco pela Interpol.
O banco Marka quebrou com a desvalorização cambial de 1999. Mas contrariando o que ocorria no mercado, o Marka e o banco FonteCindam assumiram compromissos em dólar. O banco de Cacciola, por exemplo, investiu na estabilidade do real e tinha 20 vezes seu patrimônio líquido comprometido em contratos de venda no mercado futuro de dólar.
O BC socorreu as duas instituições, vendendo dólares com cotação abaixo do mercado, tentando evitar que quebrassem. A justificativa para a ajuda oficial às duas instituições foi a possibilidade de a quebra provocar uma 'crise sistêmica' no mercado financeiro.
Em 2005, a juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, condenou Salvatore Cacciola, à revelia, a 13 anos de prisão pelos crimes de peculato (utilizar-se do cargo exercido para apropriação ilegal de dinheiro) e gestão fraudulenta.
O então presidente do BC, Francisco Lopes, recebeu pena de dez anos em regime fechado e a diretora de Fiscalização do BC, Tereza Grossi, pegou seis anos. Os dois recorreram e respondem ao processo em liberdade.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Procuradora critica Brasil por demora em envio de documento sobre caso Cacciola
- Brasil entrega a Mônaco pedido de extradição de Cacciola
- Brasil pede extradição de Cacciola a Mônaco e tenta recuperar dinheiro desviado
- Juíza do Rio determina prisão de Cacciola, detido desde sábado em Mônaco
- Entenda o caso do banco Marka e de Salvatore Cacciola
- Livro explica as diferentes correntes do direito
Especial

avalie fechar
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
avalie fechar
avalie fechar