Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2007 - 18h37

Empresário recua sobre denúncia de espionagem contra Renan

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O empresário e ex-deputado Pedro Abrão negou em depoimento ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), ter recebido do assessor especial do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), Francisco Escórcio, pedido para espionar os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO). A acusação rendeu a Renan o quinto processo no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. O seu ex-assessor também foi afastado do cargo após a denúncia.

Tuma viajou a Goiânia (GO) ontem à noite para ouvir o empresário sigilosamente, uma vez que a corregedoria apura a denúncia de espionagem envolvendo Renan. Abrão havia confirmado a Demóstenes que Escórcio o tinha procurado em seu hangar, em Goiânia, para pedir que fotografasse os dois senadores de oposição embarcando em jatinhos particulares.

O objetivo do flagrante, segundo relato de Abrão a Demóstenes, seria repassar o material a Renan para usá-lo como chantagem contra os dois parlamentares. No depoimento ao corregedor, no entanto, Abrão recuou das acusações.

Tuma disse que o empresário "confirmou em parte" a tentativa de espionagem, mas não deixou claras as intenções do assessor de Renan. "Houve a negativa, depois a confirmação em algumas partes [do depoimento]. Mas ficou um pouco no ar [a espionagem]", revelou Tuma.

O corregedor evitou apresentar detalhes do depoimento de Abrão, uma vez que o empresário pediu sigilo sobre as suas afirmações. O empresário teme represálias no Estado, por isso chegou a afirmar a Demóstenes que não confirmaria a denúncia contra Escórcio.

"Para mim, ele fez essa afirmação. Mas ele disse que não confirmaria. Eu jamais traria essa informação a público, mas como a denúncia estourou, me achei no dever de repassar a informação. Creio que isso [o recuo de Abrão] não enfraquece a denúncia", disse Demóstenes.

Aparição

Escórcio reapareceu no Senado nesta quarta-feira para desocupar a sala que ocupava na presidência da Casa. O ex-assessor de Renan foi demitido de suas funções na semana passada, antes do peemedebista formalizar o pedido para se licenciar do Senado por 45 dias. Escórcio voltou a negar envolvimento na suposta tentativa de espionagem a Demóstenes e Perillo.

"Foi uma jogada política, não sei se para atingir o senador Renan, mas me atingiu profundamente. O senador Renan nunca me disse para fazer uma coisa dessas. Fui sumariamente demitido, não tive direito ao contraditório. Isso não faz parte da minha índole", afirmou.

O ex-assessor de Renan disse ainda que pretende continuar freqüentando o Senado mesmo com a sua demissão. "Vim aqui esvaziar as minhas gavetas, levar minhas coisas embora. Por que não deveria vir aqui? Não matei ninguém, nem roubei nada. Tive um grande prejuízo moral porque sou político."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página