Brasil
18/10/2007 - 15h21

PSOL pede abertura de processo contra Renan e contra Azeredo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PSOL entregou hoje para a Mesa Diretora do Senado duas representações por quebra de decoro parlamentar contra os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG). No caso de Renan, é a sexta representação contra o presidente licenciado do Senado. Desta vez, Renan é acusado de apresentar uma emenda que permitiu o repasse de R$ 280 mil para uma empresa fantasma.

Em relação a Azeredo, o PSOL argumenta que o senador teria quebrado o decoro por negar a existência e envolvimento com o suposto esquema do mensalão tucano. Para o PSOL, se ficar comprovado que Azeredo mentiu, já é motivo para pedir a sua cassação por quebra de decoro.

A Procuradoria Geral da República ainda estuda a denúncia sobre o suposto esquema de desvio de dinheiro para o caixa dois da campanha de Azeredo ao governo de Minas, em 1998.

A denúncia contra Renan foi publicada no jornal "O Estado de S. Paulo". Antes de entregar uma nova representação contra Renan, o PSOL, tentou incluir a nova denúncia no quarto processo --no qual o peemedebista é acusado de integrar esquema de desvio de dinheiro em ministérios comandados pelo PMDB.

Mensalão tucano

Segundo investigações da Polícia Federal, Walfrido dos Mares Guia --hoje ministro de Relações Institucionais-- e Azeredo foram citados nas investigações do suposto mensalão tucano.

Outras 36 pessoas foram indiciadas. De acordo com o relatório final, R$ 110 mil teriam sido desviados para a campanha do então candidato a deputado e atual governador de Minas, Aécio Neves (PSDB). Os envolvidos negam envolvimento com o caso.

Conselho de Ética

Em março de 2006, o Conselho de Ética do Senado arquivou um processo movido contra Azeredo por quebra de decoro parlamentar.

O senador confirmou, em depoimento espontâneo à CPI dos Correios, ter recebido recursos das contas do empresário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza para sua campanha à reeleição em Minas Gerais antes de assumir o mandato de senador.

O argumento do conselho para arquivar o processo foi de que Azeredo não era parlamentar na época do recebimento do dinheiro. Ele assumiu o mandato de senador em 2003.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Antonio Fouto Dias (2743) 16/11/2009 17h30
Antonio Fouto Dias (2743) 16/11/2009 17h30
Sobre o mensalão, por gentileza algum dos colegas leitores poderiam mencionar quando o processo no STF será concluido e/ou qual será seu resultado final?
Bem, pelo que assisti hoje pela TV Senado, esse processo poderá ser concluído somente daque a alguns mandatos, isso mesmo, não no próximo, mas quem sabe nos futuros; considerando-se principalmente de que cada um os indiciados estão arrolando dezenas, que podem inclusive chegar à casa da centena, de testemunhas, cuja finalidade realmente é mais postergar sua conclusão do que comprovar inocência ou não.
O próprio senador Arthur Virgilio, se não me engano, foi arrolado como testemunha de defesa por José Janene e José Dirceu, daí, o que podemos imaginar, é que poderão não haver ninguém punido e todos poderão concorrer a eleições futuras, sem nenhuma restrição, interessante, não?
sem opinião
avalie fechar
jorge cavalheiro (64) 15/11/2009 07h04
jorge cavalheiro (64) 15/11/2009 07h04
Sabe aquele ditado que diz: "casa de ferreiro espeto de pau!", pois é: o espeto de pau dá mais sabor à yma carne. Sabe aquele outro ditado: " eu roubo, mas eu faço!"(Ademar de Barros-Político paulista) - pois é o "eu roubo" era mais barato do que o "eu faço, hoje o inverso é que valendo ou a mídia está mentindo há muito tempo, desde a época do império. Ah, romanos que legado nos deixaram! Ah, portugueses que exemplo a seguir! Ah, religiões que conivências ingratas! Ah, histórias quais cruzamentos virão até a bonança geral! 1 opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (606) 14/11/2009 22h33
Cassio Tavares (606) 14/11/2009 22h33
Fernando Fenerich, claro que eu não sei tanto quanto a D. Marisa, mas sei de FATOS E VERDADES que incomodam a muita gente. Tem um no forum que tem verdadeiro pavor quando eu coloco aqui a famosa frase do Sr. fernando Henrique : ESSES APOSENTADOS SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS. E porque ? Porque milhões de aposentados nunca souberam que o ex-presidente os tinham tratado assim e muitos aqui não querem que eles saibam. Agora é tarde. Lixo da história é o lugar para onde 90% do povo brasileiro já mandou alguns ex-presidentes, que nem têm coragem de se candidatar a nada, porque já sabem o resultado. Em 2.010 espero encontrá-lo aqui no forum. Combinado ? 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2941)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca