Líder do PSDB diz que PSOL ajudou Renan ao apresentar denúncia contra Azeredo
TATHIANA BARBAR
da Folha Online
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse nesta sexta-feira que o PSOL deu uma "certa ajuda" ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL) ao protocolar no mesmo dia representações contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e contra presidente licenciado do Senado.
"Eles acabaram misturando alhos com bugalhos", afirmou Virgílio, que hoje esteve em São Paulo para discutir com a cúpula do PSDB a posição do partido em relação à prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
O PSOL protocolou as duas representações na Mesa Diretora do Senado ontem à tarde. Em relação a Azeredo, o PSOL argumenta que o senador teria quebrado o decoro por negar a existência e envolvimento com o suposto esquema do mensalão tucano.
No caso de Renan, é a sexta representação contra o presidente licenciado do Senado. Desta vez, ele é acusado de apresentar uma emenda que permitiu o repasse de R$ 280 mil para uma empresa fantasma.
Para o líder tucano, a representação do PSOL contra Azeredo foi uma "tolice", porque o Ministério Público Federal já investiga o envolvimento do tucano no suposto mensalão em Minas. "Achei uma tolice enorme, porque o fato já está sendo analisado pelo Ministério Público Federal", afirmou.
Arquivamento
O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), disse ontem que a representação contra Azeredo poderá ser arquivada porque se refere a supostas irregularidades cometidas antes de seu atual mandato.
Segundo Quintanilha, há jurisprudência no conselho pelo arquivamento de denúncias que ocorrem antes da posse do parlamentar.
Mensalão tucano
Walfrido dos Mares Guia --hoje ministro de Relações Institucionais-- e Azeredo foram citados nas investigações da Polícia Federal sobre o suposto mensalão tucano. Outras 36 pessoas foram indiciadas.
De acordo com o relatório final, R$ 110 mil teriam sido desviados para a campanha do então candidato a deputado e atual governador de Minas, Aécio Neves (PSDB). Os envolvidos negam envolvimento com o caso.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- PSOL pede abertura de processo contra Renan e contra Azeredo
- Presidente do conselho defende arquivamento de representação contra Azeredo
- Procurador viaja e denúncia sobre mensalão tucano fica para depois do dia 26
- Coordenador de Azeredo diz que caixa 2 é "segredo de tesoureiro"
- Aécio se irrita com pergunta sobre mensalão tucano e nega relação com esquema
Especial


Vera Lucia afirma detalhes da operação de entrada e saida de recursos de campanha nas eleições de 94 e 98, com recebimento de doações de empresários e inclusive com doações como empréstimo, certamente como aquele que o Genuino assinou.
Realmente o esquema é exatamente o mesmo do valerioduto do PT e que agora Azeredo diz que nunca se reuniu com Vera, o que soa como rotina, negar encontros ou reuniões, como recentemente Dilma mencionou a respeito de Lina.
Não restam nenhumas dúvidas de que podemos analizar de que para um político não ser punido, basta negar os motivos pelos quais está sendo acusado, que já motivo suficiente para não ser punido, pelo mesnos é o que se deixa parecer.
avalie fechar
O resto é conversa fiada.
Esse cara não é confiável.
avalie fechar
DILMA2010!!!!!!!!!!
avalie fechar