Publicidade

Publicidade
Brasil
27/10/2007 - 13h05

Lula diz estar confiante na aprovação da prorrogação da CPMF

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Em uma mensagem aos governadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado que está confiante na aprovação da proposta de prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011. Segundo ele, os governadores sabem sobre a quantidade de dinheiro que vão receber para fazer obras de saneamento básico. O comentário se refere aos recursos arrecadados via contribuição.

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da CPMF está tramitando no Senado e esbarra em resistências da oposição. Como contrapartida, entre as propostas, foram apresentadas sugestões dos governadores do PSDB para desonerar o PIS-Cofins das empresas estaduais de saneamento.

"O Senado tem clareza sobre o que significa a CPMF para o Orçamento [Geral] da União. Os senadores sabem disso e do compromisso que nós temos com o PAC [Plano de Aceleração de Crescimento] e a quantidade de dinheiro que os governadores vão receber para fazer obras de saneamento básico", disse o presidente.

Lula comentou sobre as negociações em torno da aprovação da CPMF depois de ser homenageado hoje por militantes do PT com uma festa em frente ao Palácio da Alvorada pelos seus 62 anos.

"Eu acho que vai ter barulho, mas que a maioria dos senadores votará favorável porque acho que a maioria é responsável', afirmou o presidente.

Ao longo da semana, os ministros Guido Mantega (Fazenda), Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e José Gomes Temporão (Saúde) se revezaram nas articulações em busca de apoio para aprovar a proposta.

Comentários dos leitores
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. sem opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
Tentem diminuir os cargos públicos nomeados que sobrara dinheiro mesmo sem aumentar os impostos sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca