Brasil
29/10/2007 - 17h49

Planalto rejeita 3º mandato e sinaliza apoio ao fim da reeleição

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
REGIANE SOARES
da Folha Online, em Brasília e em SP

Interlocutores do Planalto descartaram hoje, em público, a possibilidade de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A idéia do terceiro mandato estaria sendo articulada por aliados do Planalto, que planejam apresentar uma PEC (proposta de emenda constitucional) no Congresso que prevê a possibilidade de reeleição para os detentores de mandatos --inclusive para quem está no segundo mandato.

O presidente Lula foi o primeiro a descartar essa possibilidade. "Não precisa mexer em coisa que não é prioridade. A prioridade não é terceiro mandato. A prioridade é consolidar crescimento internamente e no mundo, o Brasil se consolidar como grande nação."

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que essa discussão não tem cabimento. "Isso não tem o menor cabimento. É uma discussão absolutamente impertinente, desnecessária e contra a orientação pessoal que o presidente tem dados aos seus ministros", afirmou ele.

Por outro lado, o Planalto sinalizou que apóia uma reforma política que termine com a reeleição e amplie o mandato presidencial para cinco anos. "Se o Congresso quiser fazer reforma política, todo mundo conhece minha tese: sou favorável a um mandato maior do que quatro anos e sem reeleição", disse Lula.

Presidente interino, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), indicou apoio a essa proposta. "Do ponto de vista político, a chance é zero [de votar a PEC do terceiro mandato]. Isso é o não-fato, vai na contramão do que se discute. E o que se discute hoje é acabar com a reeleição nos cargos executivos."

Na opinião do presidente da Câmara, o mais 'provável' é que os deputados concentrem as discussões sobre a proposta que extingue a reeleição para o presidente da República, mas amplia seu mandato para cinco anos --contra os atuais quatro anos.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa pode colocar em votação nesta semana relatório do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que reúne uma série de propostas sobre o fim da reeleição.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Gedeão Barros (47) 14/11/2009 19h48
Observa-se que o senhor é uma pessoa bastante esclarecida...só que esse conhecimento está meio invertido, não sei se é por ingenuidade ou por pura maldade. Percebendo sua leitura eu fico com a segunda opção.
Fazer jornalismo imparcial é uma coisa, agora assumir posição política e dizer que é um jornalismo imparcial é outra, nos sabemos onde isso pode chegar...leia o quadro político que antecedeu o golpe militar, veja também o que está acontecendo com Honduras...espero que esse quadro não ocorra aqui no Brasil, pois seria muito ruim para um país que tende ao crescimento, desenvolvimento.
Espero que o senhor seja sábio o bastante para perceber isso, agora se o amigo for um comentarista assalariado, sinto em dizer que essas TRINTA MOEDAS que estás a receber para tentar enganar o pessoal aqui do fórum, TRAIR MESMO, não lhe trará felicidade e nem orgulho no futuro se seus pagadores assumir o poder de novo. saudações
sem opinião
avalie fechar
O Pacificador (124) 15/11/2009 10h10
O Pacificador (124) 15/11/2009 10h10
"Rivais há 20 anos, Fernando Collor e Lula se aliam..."
Rivais? No que?
Me engana que eu gosto...
Collor e Lula, são absolutamente iguais.
Demagogos, populistas, enganadores de massas, e, principalmente, fazem o que quer que achem necessário, para chegar onde querem.
Vivem em algum lugar acima da moral...
Na verdade, só existe INFELIZMENTE uma diferença entre eles:
O oportunista Collor foi merecidamente cassado...
Lula, apesar de também ser merecedor desta distinção, escapou por pouco, graças á oposição do rabo preso...
No fundo (na verdade nem tão no fundo assim...), eles são exatamente iguais!!!
1 opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (597) 15/11/2009 09h33
Cassio Tavares (597) 15/11/2009 09h33
Antonio Costa, pare de falar besteiras, até porque voce não me conhece. Sou engenheiro, não recebo dinheiro a não ser do meu trabalho, não tenho satisfação a lhe dar sobre minha vida. É que a oposição tem pavor dos FATOS E VERDADES que coloco aqui, e veja bem, REPRODUZINDO APENAS AQUILO QUE O GOVERNO ANTERIOR PUBLICOU. Eu me baseio portanto em FATOS REAIS E VERDADES e que a oposição detesta. O Governador Aécio Neves disse bem claro em São Paulo que o PSDB não pode cair na ARMADILHA do Presidente Lula de querer comparar o governo dele com o anterior. Ué, mas não é isso que o povo quer saber, para que ele avaliando o que os 2 governos fizeram, para então decidir o seu voto ? Credo, que medo. Essa oposição sem projeto, sem rumo, e até sem candidato é mesmo uma desgraceira. E o presidente Lula vai insistir em comparar os 2 governos e está muito certo nessa linha de raciocínio, para que a sociedade brasileira decida o que é melhor para ela. 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (14326)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca