Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2007 - 19h21

Após anúncio da Fifa, parlamentares pedem criação da CPI do Corinthians

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

No dia em que o Brasil foi anunciado como país-sede da Copa do Mundo de 2014, um grupo de parlamentares protocolou na Mesa Diretora do Congresso requerimento de criação da CPI Mista do Corinthians. Os deputados e senadores esperaram o anúncio da escolha do Brasil para pedir a criação da CPI, já que o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, disse que o pedido de criação da comissão poderia prejudicar a indicação do país.

"O combinado era que íamos esperar o Brasil ser indicado para país-sede da Copa. Decidimos aguardar. Mas o estranho é alguém achar que a CPI iria prejudicar a indicação do país. Não sei se ele [Ricardo Teixeira] sofre pressão de clubes que temem a investigação e está transferindo pressões", disse o deputado Sílvio Torres (PSDB-SP).

Os parlamentares conseguiram reunir 209 assinaturas para a criação da CPI na Câmara --onde o mínimo necessário são 171-- e outras 38 no Senado, 11 a mais que o número previsto no regimento da Casa.

A expectativa é que, com a pressão contrária da CBF à comissão, parlamentares retirem assinaturas do pedido --o que na prática pode inviabilizar a comissão caso o número mínimo de deputados e senadores que apóiam as investigações não seja mantido.

"As assinaturas podem ser retiradas até o pedido ser lido em sessão do Congresso Nacional. Agora, o jogo começa", disse Torres.

O deputado disse não temer ameaças de autoridades da CBF que teriam, nos bastidores, um dossiê contra o parlamentar para intimidá-lo a desistir da instalação da CPI.

"Esse tipo de intimidação não serve para mim. Espero que outros não retirem por este motivo", encerrou Torres.

Investigações

A CPI tem como objetivo apurar crimes contra o sistema financeiro e contra a ordem tributária no contrato firmado entre o Corinthians e a empresa MSI (Media Sports Investiment).

A comissão quer investigar se o clube cometeu crimes como sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro em meio ao contrato com a MSI.

Outro objetivo da CPI é apurar o envolvimento de dirigentes, jogadores e empresários do setor esportivo em eventuais irregularidades decorrentes da sociedade entre 2000 e 2007. "A CPI pode começar no Corinthians, mas não vai parar apenas Parque São Jorge. Outras irregularidades podem surgir nas investigações", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
william francisco (2) 02/02/2010 13h43
william francisco (2) 02/02/2010 13h43
uma coisa que tenho que dizer:"em todas as copas eu torco pelo brasil, mas se a de 2014 ter a final no rio vou torcer para o barsil ganhar todas as partidas sem tomar gols e pegar a argentima na final e torcer pra argentina tomar um gol no primeiro e o brasil inteiro gritando campeão até o segundo tempo e aí então a argentina virar o jogo fazer o brasil chorar pro povo ter vergonha na cara e aprender a trabalhar pelo seu território e não pelo territorio dos outros!" sem opinião
avalie fechar
william francisco (2) 02/02/2010 13h37
william francisco (2) 02/02/2010 13h37
pois é!só se falam em final no rio de janeiro,enquanto isso josé serra apóia o rio porquê não tem a competencia de botar o estado e a capital mais rica do país numa disputa pra sediar a final,também os burros e ignorantes que aprenderam a viver e a crescer sobre a influência da mídia de rio e são paulo também acham que a final deve ser no rio de janeiro.burro também é quem fala qua a copa não poderia ser no brasil porque o dinheiro que vai ser gasto com a realização da copa deveria ser gasto na saúde e educação, deve achar que o brasil só vai gastar e não vai ganhar nada com isso né?no meio de tanta gente analfabeta culturalmente eu acho que o governo e as entidades não governamentais que trabalham em pról da amazônia poderiam lutar em pról de uma final em manaus e usar a copa como um meio de escrúpulos em pról do maior patrimonio que o brasil ainda tem!com isso o brasil poderia fazer mídia em pról da amazônia, levar desenvolvimento a mais para o interior do país e deixar essa idéia ridicula de rio,rio,rio, porque assim o brasil vai reduzir só ario e são paulo.cada governante tem que lutar pelo seu território, o certo da final deveria ser em manaus, mas claro que eu tenho minha preferencia em particular que é belo horizonte,capital do meu estado,sede de meu clube de preferencia,agora uns bananas imcompetentes que não tem poder de dar estrutura pro seu estado apoiar rio, brincadeira.acho que os outros governantes deveriam lutar pra sediarem a final,principalmente MG,DF e AM. sem opinião
avalie fechar
Carlos José dos Santos (542) 30/01/2010 13h57
Carlos José dos Santos (542) 30/01/2010 13h57
"Em Londres, Sérgio Cabral minimiza risco de segurança para Rio-2016"
Claro! Quem não circula à pé pela cidade e utiliza helicópteros e limusines com batedores da Polícia não precisa se preocupar com a segurança.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (311)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página