Brasil
06/11/2007 - 18h59

Base governista vai votar CPMF no Senado mesmo sem apoio do PSDB

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Mesmo sem o apoio do PSDB, a base aliada do governo no Senado acredita na aprovação da proposta que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011. Com a negativa dos tucanos à proposta do governo de isentar da cobrança quem recebe até R$ 4.340, os aliados acreditam agora que a oferta da equipe econômica à oposição poderá sensibilizar senadores governistas contrários à prorrogação da CPMF.

Líderes da base aliada ouvidos pela Folha Online apostam que a proposta do governo vai sensibilizar parlamentares aliados a defenderem a prorrogação da CPMF, diante do "impacto social" da concessão autorizada pela equipe econômica. A proposta foi anunciada nesta terça-feira à bancada do PSDB no Senado em meio às negociações com o partido em busca de apoio à votação da CPMF.

O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), avalia que a nova proposta do governo vai garantir pelo menos 51 votos da base aliada favoráveis à CPMF --são necessários 49 votos para que a matéria seja aprovada.

"A nossa dificuldade eram quatro ou cinco senadores. Com essa flexibilização, eu acho que teremos somente dois ou três senadores da base contra a CPMF. A proposta atual já dá para votar com a base, com uma margem estreita, mas dá para votar", afirmou.

Raupp admite que, com a adesão do PSDB, o governo conseguiria prorrogar a CPMF sem percalços no plenário do Senado. Apesar da negativa dos tucanos, o líder disse acreditar que as negociações poderão avançar para que pelo menos parte da bancada do PSDB ajude a aprovar a prorrogação da CPMF.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) também acredita na união de forças dentro da base aliada para a prorrogação da CPMF. "Já temos os votos da base aliada para aprovar a CPMF com essas concessões que foram feitas. Mas vamos continuar trabalhando para conquistar o apoio dos tucanos. A avaliação que temos é que há um grande apoio de senadores da base à proposta", disse.

Apesar do discurso otimista, senadores da base aliada demonstraram insatisfação com as concessões anunciadas pelo governo. O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse que, por enquanto, mantém seu voto contrário à prorrogação da CPMF. "Essa história de isentar não me satisfaz. A proposta tem que ser linear para atingir todo mundo. Não voto a favor", anunciou.

Negociações

Além de apresentar a proposta de flexibilização da CPMF ao PSDB nesta terça-feira, o ministro Guido Mantega (Fazenda) também se reuniu com líderes da base aliada no Senado para formalizar a oferta. Segundo lideres governistas, as concessões da equipe econômica foram bem recebidas pelos partidos aliados, que se mostraram dispostos a trabalhar pela aprovação da matéria.

"A proposta tem o apoio de todos os lideres, que ficaram sensibilizados. Eu acho que é uma proposta socialmente consistente", afirmou Mercadante.

Segundo o senador, o governo vai manter a proposta em vigor mesmo que o PSDB decida votar contra a prorrogação da CPMF, já que ela surgiu como tentativa de sensibilizar os tucanos a aprovarem a matéria. "Essa desoneração estará mantida", garantiu.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. sem opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
Tentem diminuir os cargos públicos nomeados que sobrara dinheiro mesmo sem aumentar os impostos sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca