Publicidade

Publicidade
Brasil
07/11/2007 - 19h01

Em Minas, Lula critica "pequenez política" e defende acordo em benefício da população

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que é preciso acabar com a "pequenez política" no país. Ao lado do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), Lula disse que rivais na política não precisam ser inimigos para o resto da vida.

"Fazemos parte de uma geração que poderia dar novo exemplo à política brasileira. [...] Essa pequenez política tem que acabar nesse Brasil a bem do país", disse ele durante inauguração de um centro de especialidades médicas em Belo Horizonte (MG).

Wellington Pedro/Divulgação
Ao lado de Aécio, presidente Lula critica "pequenez política" e defende mudanças
Ao lado de Aécio, presidente Lula critica "pequenez política" e defende mudanças

Lula deu como exemplo a relação entre jogadores de futebol. "Penso que futebol pode nos ensinar algumas coisas. Quando tem um jogo no Mineirão entre o Atlético e o Cruzeiro, os jogadores do Atlético vão com brutalidade para cima do Cruzeiro [e vice-versa]. Não pensem que eles passam o resto da vida um com ódio do outro. Possivelmente na mesma noite estejam jantando juntos, fazendo atividades. A política poderia ter esse ensinamento para as coisas serem facilitadas."

O presidente disse que, infelizmente, na política não é isso que ocorre. "O fato de uma pessoa 'A' disputar eleição com 'B' não determina que serão inimigos para o resto da vida. Está determinado que se forem civilizados, o ganhador vai governar. O perdedor sabe que o outro vai governar quatro anos e que é preciso estabelecer uma política de convivência levando em conta benefício que se quer para o povo da cidade, do Estado ou do país. A política não é assim porque se semeia ódio, se semeia a mentira."

Lula alfinetou ainda os parlamentares de oposição --que resistem em aprovar a PEC (proposta de emenda constitucional) que prorroga a cobrança da CPMF até 2011. A PEC está tramitando no Senado. Os senadores do DEM e PSDB ameaçam votar contra.

"Quando somos deputados pensamos de um jeito. Quando viramos governadores, presidentes ou prefeitos, a gente pensa que nem sempre o jeito que a gente pensava é o correto para administrar. E quem foi pro Executivo e volta para o Legislativo não tem direito de cometer os mesmos erros como se nunca tivesse sido Executivo."

Emenda 29

Lula defendeu hoje a regulamentação da emenda 29 --que destina recursos para a saúde-- seja alterada no Senado para que Estados e municípios tenham o mesmo prazo dado à União para adequar os investimentos obrigatórios no setor.

"A Câmara cometeu um pequeno equívoco que vamos ter que corrigir no Senado porque, na medida em que fizemos um programa em cinco anos, é preciso que a gente dê aos Estados que não estavam cumprindo --e os Estados que não estavam cumprindo por 'n' razões--, não podem colocar de uma hora para outra todo o dinheiro.É preciso que a gente dê o mesmo prazo da implantação do programa para o governo federal aos governos estaduais e aos municípios porque não queremos asfixiar ninguém", disse Lula.

Essa medida foi defendida por Aécio e é reivindicada por 17 Estados. "Há uma grande sintonia entre nós sobre a necessidade de regulamentarmos a emenda 29. É uma necessidade para o país. O que estamos buscando é um entendimento que possibilite que Estados possam ter, para se adaptarem a ela, o mesmo período que o governo está tendo para aportar no sistema de saúde os recursos já anunciados pelo ministro [da Saúde, José Gomes] Temporão e garantidos pelo presidente Lula", afirmou Aécio.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. sem opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
Tentem diminuir os cargos públicos nomeados que sobrara dinheiro mesmo sem aumentar os impostos sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6949)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca