Brasil
12/11/2007 - 18h38

Governo busca votos dos "rebeldes" do PMDB para aprovar CPMF na CCJ

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Depois de substituir Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado , a base governista busca agora os votos dos "rebeldes" do PMDB para aprovar amanhã a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) na comissão. Essa articulação deve garantir a aprovação da matéria, marcada para a sessão desta terça-feira (13).

Os governistas calculam que vão conseguir a adesão dos "rebeldes" do PMDB, apesar de alguns integrantes do partido não terem manifestado apoio à prorrogação da CPMF.

Entre os "rebeldes" do PMDB que o governo espera cooptar estão Pedro Simon (PMDB-RS) e Valter Pereira (PMDB-MS). A base tentará convencer os dois a votar a favor do texto do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que defende a manutenção da CPMF até 2011. Um peemedebista ouvido pela Folha Online disse que o único voto dado como "perdido" é o do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que deve votar contra a CPMF.

Os demais peemedebistas, segundo o interlocutor, devem aderir à posição do governo favorável à manutenção do "imposto do cheque". Os governistas temem, ainda, o voto do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que fez uma série de críticas à prorrogação da CPMF.

A base aliada ficou mais otimistas depois que a líder do bloco governista, Ideli Salvatti (PT-SC), decidiu ocupar a vaga do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) durante a votação da CPMF. Como o senador declarou ser contrário à matéria, será substituído pela petista na votação.

Os governistas também reconquistaram a vaga da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), que deixou o PSB em setembro deste ano --o que deixou sua cadeira aberta na comissão.

Questionada sobre as substituições, Ideli disse que apenas cumpriu uma regra prevista pelo regimento da Casa.

A líder admitiu que, diante de uma votação apertada na CCJ, agiu para garantir que a CPMF seja prorrogada sem percalços --cenário que pode não se repetir no plenário da Casa. "A proporcionalidade com a presença do voto dele é diferente do plenário. Mesmo que a gente perca aqui, temos o plenário", afirmou.

Oposição

Integrantes do PSDB já admitem que a oposição poderá sair derrotada na votação da PEC (proposta de emenda constitucional) da CPMF na CCJ. Um tucano ouvido pela Folha Online disse que o governo deverá "levar de lavada" a votação na comissão --mas enfrentará dificuldades na votação em plenário.
[
Apesar da disposição do governo em conquistar o PSDB para que o partido apoie a prorrogação da CPMF, o líder do partido no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse durante os debates na CCJ que a bancada estará unida em plenário contra a prorrogação da CPMF.

"Votaremos em bloco contra a contribuição no plenário. Essa negociação não deu certo, O presidente [Lula] não pode pedir ao PSDB que nos descaracterizemos. Se concede muita coisa, mas não a honra", disse Virgílio.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. sem opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
Tentem diminuir os cargos públicos nomeados que sobrara dinheiro mesmo sem aumentar os impostos sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca