Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2007 - 13h41

Em depoimento, empresário diz que Renan intermediou venda de jornal

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O empresário Nazário Pimentel confirmou hoje em depoimento sigiloso ao Conselho de Ética do Senado que o presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), atuou como intermediário nas negociações para a compra de um grupo de comunicação em Alagoas.

Sem confirmar que vai recomendar a cassação de Renan no processo, o relator Jefferson Péres (PDT-AM) disse que o depoimento de Pimentel vai ajudar a tirar conclusões sobre na denúncia contra Renan sobre o suposto uso de "laranjas" na compra de emissoras de rádios e de um jornal em Alagoas.

"No depoimento, ele confirmou que teve contato com o senador Renan, que o senador intermediou a venda do jornal ao senhor Tito Uchôa [que teria registrado o grupo de comunicação em seu nome]. Mas não apontou o senador Renan como sócio nem como intermediário da operação", disse Peres.

O advogado de Renan, José Fragoso, disse que o depoimento de Pimentel não comprova o suposto envolvimento de Renan na operação com o uso de laranjas. "Pelo contrário, na época o senador Renan era ministro da Justiça. E fazer intermediação para a compra de uma rádio não é quebra de decoro. O Renan efetivamente levou a conhecimento do usineiro João Lyra a proposta do Nazário", reconheceu o advogado.

Fragoso nega, no entanto, que ao intermediar a negociação Renan tenha participado de forma oculta da compra do grupo de comunicação. "Não há nenhuma sociedade com o Lyra, isso [as denúncias] é decorrente da campanha eleitoral", disse o advogado.

Lyra acusa Renan de ter firmado com ele sociedade oculta para a compra do grupo de comunicação em Alagoas. Segundo denúncia do usineiro, os dois teriam usado "laranjas" para comprar as emissoras de rádio e um jornal em Alagoas. A defesa de Renan argumenta que Lyra se tornou inimigo político do peemedebista no Estado nos últimos anos, por isso decidiu desferir as acusações contra o senador.

A Folha Online apurou que Pimentel disse no depoimento que após pedir ajuda de Renan para vender o grupo de comunicação a Lyra, o senador não teve mais participação nas negociações --o que beneficia a versão do peemedebista.

Parecer

O relator vai apresentar amanhã seu parecer ao Conselho de Ética, mas mantém sob sigilo a sua decisão. Péres disse, apenas, que os depoimentos desta terça-feira vão reforçar suas conclusões sobre as denúncias contra Renan --sem adiantar o teor do texto.

"Indícios houve, resta saber se são fortes ou fracos. Farei a leitura amanhã porque só falta a conclusão. Meu relatório não mudou, os depoimentos reforçam o meu convencimento'," afirmou.

Além de Pimentel, o empresário Sérgio Luiz Ferreira e o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) foram ouvidos hoje pelo relator.

Péres disse que os outros depoimentos não trouxeram novidades ao seu texto, já que o governador é um dos melhores amigos de Renan e o empresário não teria apresentado detalhes da compra do grupo de comunicação --mesmo sendo ex-diretor administrativo do jornal supostamente adquirido por Renan.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página