Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2007 - 19h34

Aliados de Renan usam CPMF para barganhar absolvição no plenário do Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Aliados do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se articulam para evitar que o placar desfavorável ao peemedebista no Conselho de Ética da Casa, registrado nesta quarta-feira, se repita no plenário na semana que vem. O grupo pró-Renan avalia que, mesmo com a larga margem de votos favoráveis à cassação no conselho (11 votos a três), o peemedebista terá chances de escapar da perda do mandato no plenário.

A Folha Online apurou que o PMDB está disposto a cobrar o apoio dos governistas pela absolvição de Renan em troca do voto da legenda à prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Apesar de líderes do partido negarem a barganha, a CPMF será usada como "moeda de troca" para evitar que Renan seja cassado pela Casa.

Como trabalham para reunificar a base aliada com o objetivo de assegurar a prorrogação da contribuição, os governistas não escondem o temor de haver dissidências de parte do PMDB à matéria. A oposição aposta na barganha dos peemedebistas, enquanto governistas alertam que a estratégia pode acabar prejudicando a prorrogação da CPMF.

"O governo se comportou bem na primeira votação contra o senador Renan ficando distante. Se ele se aproximar demais do Renan, ou se afastar demais, perderá votos", avaliou o senador Renato Casagrande (PSB-ES). O senador disse esperar que, ao contrário do primeiro processo contra Renan, a cassação do peemedebista seja aprovada pelo plenário da Casa.

O relator do processo no Conselho de Ética, Jefferson Péres (PDT-AM), também espera que o plenário repita o placar favorável à cassação. "Minha missão está cumprida, não estou atrás de mobilizar votos para o meu parecer. Eu fiz a minha parte, espero que o Senado faça a dele."

Apoio

Na votação desta quarta-feira no Conselho de Ética, Renan teve somente o apoio dos três peemedebistas presentes à votação: Wellington Salgado (MG), Almeida Lima (SE) e Valdir Raupp (RO). Os demais 11 integrantes do conselho votaram pela cassação, incluindo os cinco parlamentares do bloco de apoio ao governo --Augusto Botelho (PT-RR), João Pedro (PT-AM), Eduardo Suplicy (PT-SP), Jefferson Peres (PDT-AM) e Casagrande.

Lima e Salgado foram os únicos que saíram publicamente em defesa do senador. Raupp optou pelo silêncio porque foi deslocado para substituir o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) na votação --que está ausente do Senado devido à morte de sua irmã.

"É lamentável a pena capital com base em indícios. Trata-se de uma acusação patrocinada por um adversário político. Eu não posso, em nome de nada, com toda dignidade que o povo do meu Estado reconhece, votar a favor do relator", disse Lima.

Já Salgado contestou o fato da representação contra Renan ter sido apresentada pelo DEM e o PSDB. "Eu acho o julgamento injusto porque dos 15 votos do conselho, pelo menos cinco do PSDB e do DEM já seriam contra o senador Renan porque são os partidos que fizeram a acusação", criticou.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página