Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2007 - 19h56

Aliado de Garotinho vai comandar comissão municipal do PMDB

Publicidade

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O presidente da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro), deputado estadual Jorge Picciani (PMDB-RJ), vai presidir a comissão executiva municipal provisória do PMDB no Rio de Janeiro. A escolha de Picciani, ratificada nesta quarta-feira, é uma vitória do grupo do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), que é favorável à aliança com o DEM (Democratas), do atual prefeito Cesar Maia, nas eleições de 2008.

Picciani vai comandar as negociações com o DEM para a definição da aliança para a prefeitura do Rio, no ano que vem. O deputado é favorável ao acordo.

Garotinho terá ainda outros dois aliados na comissão: os deputados federais Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Compõem ainda a comissão provisória o secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, Régis Fichtner e o senador Paulo Duque (PMDB-RJ). Os dois são aliados do governador Sergio Cabral (PMDB-RJ), que tenta impor o nome de Eduardo Paes (ex-PSDB) como candidato do partido na eleição de 2008.

A comissão terá validade de 90 dias, sendo que esse prazo poderá ser renovado. Nesse tempo, a comissão poderá ser extinta.

O diretório municipal havia aprovado no mês passado a filiação do secretário estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Eduardo Paes com objetivo de lançá-lo candidato a prefeito no ano que vem. A decisão contrariou posição do diretório estadual, que em setembro havia aprovado a aliança com o DEM na capital em municípios do interior. Por isso, o diretório foi dissolvido.

Anthony Garotinho, que preside o PMDB fluminense, disse que interlocutores de Cabral se posicionaram a favor da aliança com o DEM, revelando uma nova postura do governador. Cabral chegou a ameaçar concorrer à prefeitura caso o nome de Paes fosse impugnado.

"Cabral mandou transmitir, por meio de interlocutores, que vai abraçar essa aliança e entende que ela é o melhor para a cidade do Rio de Janeiro. Finalmente ele resolveu explicitar a sdua posição", afirmou Garotinho.

A assessoria do governador não confirmou a posição declarada por Garotinho.

Ainda de acordo com Garotinho, ele e Jorge Picciani serão os interlocutores junto ao DEM para tratar de assuntos relacionados à campanha para a prefeitura do Rio. Os partidos fecharam acordo em torno da aliança e o DEM deverá encabeçar a chapa.

Apesar de ter dito que Cabral está alinhado em relação à aliança para a prefeitura do Rio, Garotinho não poupou o governador de críticas.

Segundo o ex-governador, o posicionamento de Cabral com o governo poderá trazer "sérios problemas" ao PMDB fluminense nas eleições do ano que vem.

Garotinho classificou a postura de Cabral como esquizofrênica. "Nós temos uma preocupação grande com o resultado eleitoral, que pode ser adverso para o partido em muitos municípios, devido ao caráter esquizofrênico do atual governo. O governo, como um todo, especialmente a figura do governador, age de forma esquizofrênica. Um dia ele diz uma coisa, depois fala outra. Isso cria ambiente de instabilidade para o partido", acusou.

O ex-governador disse ainda que há falta de sintonia do governo com o partido no Estado. Ele acusou Cabral de trabalhar a favor do PT em vários municípios.

"Meu gabinete no partido se transformou no muro das lamentações dos candidatos a prefeito no Estado. A máquina do governo do estado nos municípios trabalha contra os candidatos. Na maioria dos municípios, trabalha a favor do PT."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página