Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2007 - 07h31

Índios invadem 2 prédios da Funasa em menos de 24 horas

Publicidade

KÁTIA BRASIL
da Agência Folha, em Manaus

Índios do Amazonas invadiram ontem outro prédio da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), em Manaus. É o segundo em menos de 24 horas em protesto contra uma portaria do Ministério da Saúde que municipalizou o repasse das verbas para o atendimento aos índios.

Os índios afirmam que são contra a portaria porque as prefeituras não têm estrutura para atender a saúde indígena. "Os protestos só vão acabar quando o ministro da Saúde, José Temporão, revogar a portaria", afirmou o líder dos protestos, Warlen Mura, 26.

O presidente da Funasa, Danilo Forte, disse que a portaria possibilita uma melhor divisão na responsabilidade das ações. "Se algum prefeito não aplicar bem os recursos da forma como foram acordados, o Ministério Público será acionado", afirmou.

Nos protestos em Manaus, cerca de 200 índios estão mobilizados, armados com flechas e zarabatanas. Eles permanecem na sede da Funasa, o primeiro prédio invadido, anteontem, localizada na zona oeste da cidade. Na segunda invasão, 20 índios tomaram a sede do Dsei (Distrito Sanitário Especial), no centro de Manaus.

Em nota, a Funasa disse que entrou com uma ação judicial de reintegração de posse dos prédios. Também solicitou providências à Polícia Federal.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página