Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2007 - 15h01

Presidente da CCJ escolhe Arthur Virgílio para relatar processo contra Renan

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Netto (AM), será o relator do processo, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, que recomenda a cassação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) por quebra de decoro parlamentar. O convite foi feito hoje pelo presidente da CCJ, Marco Maciel (DEM-PE). O assunto deverá ser discutido e votado na quarta-feira.

Arthur Virgílio deverá analisar a constitucionalidade para recomendar a perda de mandato de Renan. No processo, o peemedebista é acusado de utilizar "laranjas" para comprar empresas de comunicação no interior de Alagoas.

De acordo com a assessoria da Presidência da CCJ, o processo sobre a admissibilidade da ação que pode levar Renan à perda de mandato será o primeiro item da pauta da comissão.

Nos últimos meses da crise política que envolveu o peemedebista, Arthur Virgílio defendeu o afastamento do presidente licenciado do comando da Casa.

Na semana passada, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) apresentou, no Conselho de Ética do Senado, seu parecer recomendando a cassação. O relatório dele foi aprovado por 11 votos favoráveis e 3 votos contrários. Na ocasião, Arthur Virgílio e os outros dois senadores do PSDB votaram em bloco em favor do relatório de Péres.

A previsão é que o processo seja votado em plenário na quinta-feira (22). A votação da ação que pode levar à cassação de Renan vai ocorrer em sessão aberta, mas os senadores votarão secretamente.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página