Publicidade

Publicidade
Brasil
19/11/2007 - 21h47

Índios guarani-caiová são baleados em MS

Publicidade

da Agência Folha

Quatro índios guarani-caiová foram baleados em um confronto com fazendeiros no interior de Mato Grosso do Sul. Uma jovem indígena está internada, mas não corre risco de morte. Os outros três índios baleados já foram liberados.

O confronto ocorreu na última sexta-feira em Coronel Sapucaia (453 km de Campo Grande). Segundo a coordenação local da Funai (Fundação Nacional do Índio), um grupo de índios guarani-caiová foi expulso por homens armados de uma propriedade que havia sido invadida no dia anterior.

De acordo com a Funai, os índios chegaram a fazer uma pessoa refém durante a invasão. Ninguém foi preso. O órgão do governo federal diz que informou a Polícia Federal e o Ministério Público sobre o caso e pediu que as circunstâncias fossem investigadas.

Os índios reivindicam a posse da fazenda. Segundo a Funai, eles argumentam que possuem "ligações ancestrais e culturais" com a área.

De acordo com o órgão, os fazendeiros chegaram a propor o pagamento de cestas básicas aos índios para convencê-los a deixar o local.

Em julho, Ortiz Lopes, um líder guarani-caiová de Coronel Sapucaia foi morto a tiros em uma aldeia da região. Os índios suspeitaram da ação de grupos ligados a fazendeiros.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca