Brasil
23/11/2007 - 15h36

Múcio diz que vai começar as articulações para aprovar a CPMF pelo PTB

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Determinado a obter sua primeira vitória como articulador político do Palácio do Planalto, o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) vai começar as articulações com os integrantes do seu partido --o PTB. A idéia é garantir que os petebistas, mesmo fora do bloco governista, votem em favor da prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011, no Senado.

Ontem, os seis senadores da legenda anunciaram o abandono do bloco governista. A atitude que foi comemorada pela oposição que conta com isso para rejeitar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a CPMF.

A Folha Online apurou que Múcio está otimista e confia que será possível reverter eventuais desconfortos no PTB. Um exemplo foi o que ocorreu ontem.

Assim que foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo, Múcio recebeu o telefonema do presidente nacional do PTB, Roberto Jerfferson --ex-deputado responsável pela denúncia do escândalo do mensalão, atingindo vários integrantes do atual governo.

Na conversa, o ex-deputado deu os parabéns a Múcio e desejou sorte no que chamou de desafio.

Nesta sexta-feira, Múcio se reunirá com Lula como ministro pela primeira vez. O objetivo é definir a estratégia para intensificar as articulações no Senado em busca da garantia de votos em favor da CPMF, uma vez que a oposição promete também aumentar os esforços para assegurar a rejeição da proposta.

Múcio examina a possibilidade de fazer uma reunião, na segunda-feira, com senadores e deputados do PTB no seu novo gabinete no Planalto. A idéia é ouvir os parlamentares, anotar as reivindicações e sinalizar com possíveis respostas.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
T. Morimoto (235) 24/09/2008 00h00
T. Morimoto (235) 24/09/2008 00h00
À folha Online e ao UOL: Peço obséquio de colocar novamente em destaque, pra discussão, o famigerado CSS/CPMF. Estão esquecendo disso!!! As eleições só interessam pra políticos, pois seja quais forem os eleitos, tudo vai continuar como antes. Nem adianta discutir política, porque, "SEMPRE CADA POVO TERÁ O GOVERNO QUE MERECE". Mas, tributos, seja a que título for, interessa sim, a todos consumidores finais (todos nós), porque virão embutidos nos preços finais de tudo. Os ricos, nem vão se importar em pagar isso, mas os pobres sofrerão, pois pagarão os mesmos preços que os ricos (consumidores finais). sem opinião
avalie fechar
Cícero Ferreira (5) 13/09/2008 23h06
Cícero Ferreira (5) 13/09/2008 23h06
Esse caso de invasão de privacidade no STF NÃO SERIA um desvio do foco da prisão e do HABEAS CORPUS dado ao Sr Daniel Dantas? Acho que até a imprensa caiu no conto do vigário: lamentável. sem opinião
avalie fechar
Cícero Ferreira (5) 12/08/2008 18h08
Cícero Ferreira (5) 12/08/2008 18h08
Houve uma luta tão grande pela democracia: derramamento de sangue, apelos â imprensa,etc. Muitos que foram exilados ou posso dizer, todos, retornaram ao País com o fim da ditadura, assumiram o governo e praticaram uma verdadeira carnificina. Quantos inocentes morreram na miséria, na pobreza, principalmente, antes do governo LULA, ou seja, desde 1988 até o governo de Fernando Henrique Cardoso. Vejam, todos que se diziam democráticos, se utilizaram desse nome para se envolver em corrupções, máfia, milícias, etc, ou seja, além de usar de manhas e artimanhas para se elegerem, se utilizam de barganhas para se beneficiarem diante pessoas inocentes, ignorantes, sem conhecimento de causa. Existem um verdadeiro "MAR DE LAMA", infelizmente, nos tres poderes, porquanto esse alicerce foi abalado pela invasão de corruptores e corruptos que pouco estão se importando o q a imprensa irá divulgar, na certeza da impunidade para os de grande poder aquisitivo. Onde está o princípio da igualdade? Vejam, hoje, a violência aumentou assustadoramente. Tem gente morrendo como morre um inseto. O ser humano perdeu o seu devido valor. Façam uma enquete sobre o percentual de simpatizantes querendo a volta do antigo regime e tire suas conclusões. Assessores do Daniel Dantas disse na gravação q o problema não está no STJ ou no STF, mas sim, na 1ª instância. A quem podemos apelar? A quem podemos confiar? Creio q o Poder Judiciário já foi abalado, perdeu sua credibilidade. Fica aí a minha indignação. Obrigado 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6835)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca