Brasil
23/11/2007 - 20h02

Chinaglia diz que mensalão tucano muda embate entre oposição e governo

RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta sexta-feira que deve haver uma mudança na relação entre integrantes da oposição e do governo por conta do oferecimento da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) contra 15 supostos envolvidos com o valerioduto tucano --esquema que teria favorecido a campanha à reeleição ao governo de Minas de Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998.

O petista deu a entender que agora oposição e governo estão em situação semelhantes, uma vez que vários petistas foram denunciados no mensalão --em agosto, o STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou denúncia contra 40 suspeitos de envolvimento com o suposto esquema de compra de votos.

"Cria condições de um embate num nível diferente, dado que a oposição fez discursos muito duros que poderão, agora, se voltar contra ela", disse Chinaglia.

Denúncia

Ontem, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, apresentou denúncia contra 15 suspeitos de envolvimento com o mensalão tucano. Na relação de denunciados estão o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

De acordo com a denúncia, os acusados de envolvimento com o mensalão tucano teriam desviado cerca de R$ 3,5 milhões de recursos públicos para a campanha do então governador Azeredo, que tentava a reeleição.

Segundo Chinaglia, a saída de Walfrido não atrapalhará as articulações do governo no Congresso. "Todo ministro tem como chefe o presidente Lula, [então] a orientação política continuará sendo a mesma", disse ele.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (769) 06/09/2008 22h56
Rui Ruz Caputi Caputi (769) 06/09/2008 22h56
Só o tempo e o dinheiro gasto para responder todos os processos que rodam contra o MV já seria uma boa punição. Mas consideremos que o pior ainda esteja por vir. sem opinião
avalie fechar
Carlos José dos Santos (18) 06/09/2008 20h46
Carlos José dos Santos (18) 06/09/2008 20h46
Completando as sugestões do Willian Gate, Como são onze juizes, sugiro 11 nomes:
STF precisa urgentemente mudar de nome.
Sugestões:
STF = Solta Traficantes e Figurões
STF = Somente com Transação Financeira
STF = Somente Trancafia Famintos
STF = Suprema Trambicagem Federal
STF = Solte Todos os Figurões
STF = Solta Trambiqueiro Fácil
STF = Só Tem Falcatrua
STF = Só Tem Fachada
STF = Somente Togado Fajuto
STF = Suaviza Trapaças e Fraudes
STF = Solta Trapaceiros e Fraudadores
sem opinião
avalie fechar
Jacinto Moreira (9) 02/09/2008 10h52
Jacinto Moreira (9) 02/09/2008 10h52
Independente do saldo bancário, o criminoso, o infrator, o meliante deve pagar, junto com os coniventes, pelo ato ilegal. Caso contrário, não faz sentido às pessoas respeitarem as leis vigentes no país. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2117)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca