Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2007 - 13h25

Jobim diz que plano da defesa ficará pronto em 2008

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Em dez meses, o governo pretende concluir o Plano Estratégico de Defesa Nacional que vai traçar o perfil das Forças Armadas e definir o orçamento para a Marinha, Exército e Aeronáutica. O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse nesta segunda-feira que o objetivo é finalizar os estudos sobre o plano em setembro de 2008 e, em seguida reaparelhar as três Forças.

"Acredito que após a aprovação, vamos finalmente conseguir o aparelhamento tão desejado pela Marinha, Exército e Aeronáutica", afirmou o ministro durante a cerimônia de apresentação de sete novos oficiais-generais, no Palácio do Planalto, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e parlamentares.

Segundo Jobim, a inclusão da questão da defesa nacional na agenda política vai colaborar para o desenvolvimento do país. "Precisamos aliar o desenvolvimento das nossas forças armadas ao nosso desenvolvimento econômico e tecnológico do país", disse ele.

O ministro afirmou também que tanto ele como Lula têm consciência das dificuldades vividas nas Forças Armadas, uma vez que os oficiais se queixam da falta de equipamentos e da ausência de recursos. Agradecendo a compreensão dos oficiais, Jobim elogiou a colaboração dos militares no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"As Forças Armadas, além dos papéis constitucionais, têm colaborado de forma efetiva com o PAC com a continuidade de obras em andamento em todo país sob a responsabilidade dos batalhões de engenharia, o que confirma a seriedade dos trabalhos desenvolvidos no país", disse o ministro, em discurso na solenidade. "Queremos militares altivos, equipados, treinados e motivados profissionalmente."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Brasil Abreu (14) 17/07/2008 20h40
Brasil Abreu (14) 17/07/2008 20h40
Concordo contigo Ministro. Ou arrumamos a casa, dando condições e segurança aos passageiros ou então, ...até o próximo acidente. É lastimável ver tantas familias orando pelas vítimas de acidentes aéreos! sem opinião
avalie fechar
marcilon brigido (119) 28/11/2007 18h52
marcilon brigido (119) 28/11/2007 18h52
Quero entender melhor o discurso do ministro Nelson Jobim.
Espero que aparelhar melhor o Brasil, não seja só comprar fardas e botas para os militares.
Espero que o Brasil se aparelhe com equipamentos de guerra de respeito:
Coletes revestidos de kevlar, tanques com mira telescópica, helicópteros apaches americanos, submarinos nucleares, caças invisíveis F-117, bombas guiadas a laser, aviões e navios equipados com os famigerados mísseis teleguiados Tomahawks...
Parece sandice, mas era assim que o mundo pensava quando se dizia que na Alemanha um tal de Adoph Hiltler estava se armando para atacar a Europa.
Hugo Chaves apresenta os mesmos surtos de loucura de Hitler à época: incitação do povo contra as grandes potências, regimes perpetuos e tiranos, ostentação de riquezas, novos armamemtos etc.
A não aprovação da Venezuela no Mercosul, a descoberta de um mega campo de petróleo em Tupi e o projeto do bio combustivel no Brasil, soa para ele como hegemonia do Brasil na America Latina, que ele não tolera. Vai partir com tudo pra cima, primeiro da Colômbia, depois do Brasil e dos parceiros comerciais, Uruguai e Argentina.
Quem viver, verá!
4 opiniões
avalie fechar
julio cesar l camerini (1) 16/11/2007 19h13
julio cesar l camerini (1) 16/11/2007 19h13
COTIA / SP
Meu caro amigo,
Volte sim!! Aqui realmente está uma maravilha!!
Não estranhe se quando estiver desembarcando encontrar uma pessoa bem alta e um bem pequeninho tocando um sininho e gritando:
" Patrão um avião!!!!!"
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (63)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página