Candidatos à presidência do PT já cogitam criar frente contra Berzoini no 2º turno
FABIANA FUTEMA
Editoria de Brasil da Folha Online
Dois dos sete candidatos à presidência do PT admitem a possibilidade de apoiarem aquele que passar para o segundo turno para derrotar a candidatura à reeleição de Ricardo Berzoini, atual presidente da legenda. São eles: Valter Pomar e Jilmar Tatto, das chapas A Esperança é Vermelha e Partido é Pra Lutar, respectivamente.
| 06.jun.2005/Folha |
![]() |
| Valter Pomar diz que aceita apoiar qualquer candidatura contra Berzoini no 2º turno do PED |
Pomar disse que é quase certo que Berzoini vá para o segundo turno. A dúvida, segundo ele, é quem vai disputar a presidência do PT com Berzoini na segunda fase da eleição interna do partido. "Existem três favoritos: eu, o Tatto e o Cardozo. Se eu não passar para o segundo turno, apóio aquele quem for, independentemente de ser o Tatto ou o Cardozo."
Para Pomar, o importante é defender um candidato que represente a "renovação" do PT. "Se é para fazer a renovação, acredito que a minha candidatura é a que mais expressa esse desejo da militância. Tanto o Tatto quanto o Cardozo já andaram, alguma vez, junto com o antigo Campo Majoritário", afirmou ele se referindo à corrente de Berzoini.
| 26.nov.2007/Folha |
![]() |
| Jilmar Tatto, do grupo de Marta Suplicy, defende união de forçar contra o continuísmo |
Tatto também acenou com a intenção de unificar as candidaturas de oposição a Berzoini. "Já tenho os celulares deles [outros candidatos à presidência do PT] anotados para ligar depois", disse em tom de brincadeira. Ele disse que é cedo para buscar essa união. "Seria uma indelicadeza da minha parte. A eleição ainda não está decidida."
Como Pomar, Tatto afirmou que aceita essa discussão no segundo turno da eleição. "As forças de oposição têm que se unir no segundo turno para derrotar o continuísmo. É preciso dar uma chacoalhada no partido."
| Tuca Vieira /Folha |
![]() |
| José Eduardo Cardozo diz que apoio do segundo turno precisa ser discutido com chapa |
Um terceiro candidato, José Eduardo Cardozo --da ala Mensagem ao Partido--, diz que precisa conversar primeiro com os integrantes da sua chapa primeiro para tomar uma decisão dessas. "Acredito que vou para o segundo turno. Se não for, aí é preciso reunir a chapa e discutir como vamos nos posicionar [no segundo turno]."
Procurado pela reportagem, a assessoria de Berzoini informou que ele não comentaria as declarações de seus concorrentes na disputa pela presidência do PT. De acordo com seus assessores, Berzoini está preocupado com a campanha e com o primeiro turno e ainda não está pensando na segunda fase da disputa.
Candidatos
Além de Berzoini, Pomar, Tatto e Cardozo, mais três nomes disputam a presidência do PT: Markus Sokol (Terra, Trabalho e Soberania), Gilney Viana (Militância Socialista) e José Carlos Miranda (Operário e Socialista).
A primeira fase da eleição está marcada para este domingo (2). Os dirigentes do PT acreditam que a disputa pela direção nacional do partido tenha segundo turno. Nesse caso, uma nova votação deve ocorrer no dia 16.
"Nenhuma chapa vai ter mais de 50% [no primeiro turno] e estará garantida a realização do segundo turno na eleição nacional", disse o Secretário Nacional de Organização do PT, Romênio Pereira.
Pomar, Tatto e Cardozo se dividem sobre a expectativa de votantes para a primeira fase da eleição. "Não temos previsão oficiais, só as oficiosas. As oficiosas variam de 200 mil a 300 mil", afirmou Pomar.
Segundo ele, os 200 mil referem-se ao número de participantes do congresso do PT deste ano. E os 300 mil referem-se ao número de votantes da última eleição interna de 2005.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Candidatos de esquerda do PT divergem sobre frente contra Berzoini
- Petista prevê 2º turno nas eleições internas de dezembro do partido
- Sete candidatos vão disputar presidência do PT na eleição de dezembro; veja nomes
- José Eduardo Cardozo quer debate sobre mensalão no PT
- André Singer relata em livro formação do Partido dos Trabalhadores; leia introdução
Especial





Um carrega o bilhete na catraca, outro congela passagem em 2009, outro condução gratis.
Temos ainda o que cria banco central municipal, e o aerotrem, a freeway, banda larga grátis para todos. Enfim são inúmeros compromissos eleitorais a serem saudados. Tivemos experiencia passada, com o fura fila quase interminável, um memorial ao desperdício de dinheiro público municipal.
avalie fechar
É ASSIM QUE FUNCIONA A IMPRENSA...PARTIDARIA
avalie fechar
COMO TODOS PODEM VER ELES ENTENDEM DE DITADURAS E GOLPES....
O FERNANDO HENRIQUE DEU UM GOLPE APROVANDO A REELEIÇÃO,COM A COMPRA DE VOTOS DE DEPUTADOS....É ASSIM QUE SE COMEÇA UMA DITADURA.....PARTIDOS CORRUPITOS E A PARTE PODRE DA IMPRENSA PARA DAR COBERTURA.
JÁ IMAGINARAM SE O FERNANDO HENRIQUE TIVESSE A POPULARIDADE DO LULA?....
A DITADURA ESTAVA INTALADA....DISSO ELES ENTENDEM
avalie fechar