Lula pede a senadores responsabilidade para aprovar a CPMF
da Folha Online, em Brasília
Em entrevista exclusiva à TV Bandeirantes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou hoje senadores para que tenham responsabilidade e aprovem a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Ele negou que as articulações em favor da aprovação sejam cercadas por um clima de guerra.
"Se alguém quiser agir com irresponsabilidade, que vote contra, e depois esse alguém terá de explicar para sociedade porque fez isso", disse.
No entanto, ele afirmou que acredita "no bom senso e na sensatez dos senadores".
Segundo o presidente, há uma "disputa política", mas sem guerra. "Eu fiz campanha dizendo que eu era o 'Lulinha paz e amor'. Eu não vou fazer guerra agora que eu ganhei as eleições. Quando eu estava disputando, eu não fiz guerra, por que vou fazer agora? Eu não acho que tenha guerra. Acho que tem uma disputa política", disse o presidente, na entrevista.
Lula afirmou que pretende conversar com os senadores, mas não detalhou como fará esse corpo-a-corpo. De acordo com ele, o momento para os parlamentares é de reflexão. "Não pode ser uma briga com o governo ou presidente Lula. Nós não merecemos isso. Acho que essas pessoas [os senadores] têm de pensar: na hora que eles votarem contra qual será o efeito do voto deles", afirmou ele.
Sem riscos
O presidente afirmou ainda que não há ameaças de desabastecimento de energia no país. Segundo ele, o governo atua para evitar riscos a cada cidadão brasileiro. "Estou convencido que não faltará energia para o Brasil. Estou tranqüilo em relação a isso. De vez em quando aparece alguém fazendo terrorismo dizendo que vai faltar energia", afirmou ele.
Entusiasmado com o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), Lula disse que os efeitos do plano serão observados no próximo ano. De acordo com ele, este período foi de concessão de licenças e realização de licitações, por exemplo.
"Estou convencido que do tanto que estamos trabalhando nós vamos crescer mais em 2008, 2009 e 2010. E, estamos trabalhando para que isso dure dez ou 15 anos. O PAC na verdade ele começa a ter as suas obras efetivamente a partir do ano que vem", afirmou o presidente.
Para Lula, o resultado do relatório do Desenvolvimento Humano de 2007-2008, mostrando que a elevação do Brasil no ranking mundial, deve ser comemorado, embora tenha admitido que ainda há muito o que realizar: 'Mas ainda falta muita coisa para ser feita'.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Blog do Josias: Senador acusa governo de oferecer verbas por voto
- Lula avisa que vai segurar reforma tributária até a aprovação da CPMF
- DEM e PSDB calculam 33 votos contrários à CPMF e se unem para acelerar tramitação da matéria
- CPMF também vai atrasar análise da proposta orçamentária, diz Bernardo
- Livro explica às famílias conceitos de tributos federais, estaduais e municipais
Especial


avalie fechar
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
avalie fechar
avalie fechar