Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2007 - 18h28

Ethos suspende conselheiro após flagrante de índios em situação degradante em usina

Publicidade

da Folha Online

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social suspendeu a participação do usineiro José Pessoa de Queiroz Bisneto do conselho consultivo da entidade após índios serem encontrados em situação degradante em uma usina de álcool do grupo J.Pessoa, em Brasilândia (372 km de Campo Grande), em Mato Grosso do Sul.

Segundo nota do instituto, Queiroz ficará afastado até que o conselho deliberativo da entidade analise os esclarecimentos solicitados ao usineiro.

Queiroz disse por meio de sua assessoria que não recebeu nenhuma comunicação oficial da decisão do instituto e que na próxima terça-feira fará uma reunião com os conselheiros para prestar esclarecimentos.

Reportagem da Folha publicada no dia 21 informou que uma usina da Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool/Agrisul --que pertence a Queiroz-- foi flagrada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel mantendo 820 índios em situação degradante de trabalho. Após a fiscalização, realizada no dia 13, a usina foi interditada.

Entre as irregularidades encontradas, a fiscalização constatou que os alojamentos ocupados pelos índios estavam superlotados, sem armários ou locais para guarda de roupas e objetos de uso pessoal, em desacordo com normas de segurança e saúde do trabalhador. Nos alojamentos --onde índios estavam sendo alocados desde o início da safra (março/abril)-- foram encontrados lixo espalhado pelo chão, restos de comida por todo o local e esgoto a céu aberto.

Na reportagem da Folha, a Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool/Agrisul informou, via assessoria de imprensa, que a empresa não havia sido comunicada oficialmente sobre a interdição da unidade em Brasilândia (MS), mas que mesmo assim resolveu interromper as atividades para "fazer as correções necessárias" apontadas pela fiscalização do grupo móvel.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página