Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2007 - 20h00

Acusação e relatoria defendem cassação de Renan para resgatar a imagem do Senado

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Netto (AM), que representou contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e o relator do processo contra o peemedebista no Conselho de Ética, senador Jefferson Péres (PDT-AM), defenderam a cassação do ex-presidente da Casa como forma de garantir o resgate da imagem da instituição.

"Já vejo nuvens cinzentas sobre este país", afirmou Jefferson, fazendo um paralelo com as discussões políticas que ocorrem na Venezuela. "A Venezuela, até 1948, era uma sólida democracia. Mas começa a desmoronar e sabem por quê? Por causa da classe política", disse ele, na tribuna do Senado, no momento destinado à relatoria.

Péres admitiu ter ficado desconfortável com a indicação para ser o relator de Renan, no Conselho de Ética. Mas manteve a afirmação de que havia sete indícios contra o peemedebista no que se refere às acusações de que ele teria utilizado laranjas para comprar empresas de comunicação no interior de Alagoas.

"Recebi uma missão que não pedi. Recebi a missão é não foi com prazer. Mas foi uma missão que foi imposta", afirmou o relator.

Virgílio disse que os senadores deveriam votar pela perda de mandato de Renan como meio de resgatar a imagem do Senado. De acordo com o tucano, foi o peemedebista o "pivô" da crise que atinge a Casa desde o começo do ano.

"O que para mim é o ponto de convencimento é a crise. É o momento que vivemos", afirmou Virgílio, na tribuna. "Eu entendo que a quebra de decoro está marcada e nítida quando o presidente da Casa [Renan Calheiros] permite que o Senado entre em uma das piores crises."

Datafolha

A avaliação que o brasileiro faz do Congresso Nacional piorou e 45% dos brasileiros acham que ele é ruim ou péssimo, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (4) pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Em pesquisa feita em março deste ano, o número de pessoas que achavam a atuação do Senado e da Câmara dos Deputados ruim ou péssima era de 30%.O percentual dos que consideram o Congresso ótimo ou bom caiu de 16% para 13%.

O intervalo da pesquisa --feita entre os dias 26 e 29 de novembro-- coincide com a crise envolvendo o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A taxa de reprovação ao Congresso ficou próxima ao recorde atingido em agosto de 2005, no auge do escândalo do mensalão, quando 48% consideravam o desempenho ruim ou péssimo.

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página