Veja a repercussão da renúncia de Renan Calheiros na imprensa internacional
da Folha Online
O senador Renan Calheiros renunciou ao cargo de presidente em meio ao julgamento do projeto de resolução que pede a sua própria cassação. O anúncio foi feito Ontem, em Brasília. O plenário do Senado rejeitou, por 48 votos contrários, o relatório que pedia a cassação do mandato de Renan Calheiros (PMDB-AL) por quebra de decoro parlamentar.
Renan foi acusado de usar laranjas para comprar um grupo de comunicação em Alagoas. Só 29 senadores votaram a favor do relatório que pedia a cassação de Renan (outros três se abstiveram). Foi a segunda vez que ele enfrentou o plenário do Senado.
Veja a seguir a repercussão da renúncia de Renan na imprensa internacional.
"The New York Times"
Presidente do Senado brasileiro renuncia após escândalo de corrupção
O presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros, renunciou a seu posto de liderança para evitar ser expulso do Congresso por seus colegas senadores devido a um escândalo de corrupção.
Calheiros, que tem sido um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se tornou a baixa mais recente em uma série de investigações sobre corrupção que tem afetado o presidente neste ano.
"China Daily"
Renan Calheiros anuncia renúncia em meio a escândalo de corrupção
Dizendo que manteria sua posição de senador, Calheiros afirmou sua inocência das acusações de que teria usado terceiros para adquirir ilegalmente duas estações de rádio e um jornal.
Calheiros foi acusado de espionagem contra outros senadores, quebra de decoro parlamentar, favorecimento de uma empresa privada, participação em um esquema de corrupção e compra de uma estação de rádio através de outra empresa usada como fachada.
"The Washington Post"
Presidente do Senado brasileiro renuncia
Renan escapou por pouco de uma votação similar no Senado em setembro depois que o Conselho de Ética o acusou de receber cerca de R$ 8.000 por mês em propinas para favorecer uma companhia de construção a obter contratos com o governo.
Ele negou todas essas acusações (...) Seu substituto ainda não é conhecido, mas a mudança não deve afetar a habilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovar leis.
"El País"
Presidente do Senado brasileiro renuncia antes de ser julgado
O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), maior entre os aliados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou ontem sua renúncia ao cargo, pouco antes que o Senado votasse, pela segunda vez em dois meses, sobre se o considerava o não culpado de haver quebrado a ética parlamentar, o que poderia ter custado-lhe o cargo. Horas depois de sua renúncia, a Câmara decidiu, por 48 votos a 29, absolver Calheiros e manter sua condição de senador.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Após renúncia, Senado absolve Renan Calheiros pela 2ª vez
- Oposição atribui absolvição a "acordão" para CPMF
- Aliados negam "acordão" para absolver Renan
- Leia a íntegra da renúncia de Renan à presidência do Senado
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
Especial



1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
avalie fechar
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
avalie fechar
avalie fechar