Brasil
06/12/2007 - 16h33

FHC nega participar de suposto esquema de compra de votos para aprovar a reeleição

da Folha Online

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso negou hoje que tenha participado, quando presidente, de um esquema de compra de votos de parlamentares para aprovar a emenda da reeleição, em 1997. Ele afirmou, durante sabatina da Folha, que o Planalto tinha "maioria tranqüila" no Congresso e não precisava se valer desse tipo de esquema

"O Senado votou [a reeleição] em junho [de 1997] e 80% aprovou. Que compra de voto?", rebateu ele hoje durante a sabatina.

Segundo ele, as acusações de uma possível compra de votos não deve ser dirigidas a ele ou ao PSDB. "Houve compra de votos? Provavelmente. Foi feita pelo governo federal? Não foi. Pelo PSDB: não foi. Por mim, muito menos", afirmou.

FHC fez questão de ressaltar que a reeleição para os governos estaduais também estava em jogo na ocasião e que os governadores da época também defendiam o mecanismo. Ele não citou nomes.

FHC é sabatinado pelos colunistas da Folha Eliane Cantanhêde, Vinicius Torres Freire e Luiz Carlos Mendonça de Barros (ex-ministro das Comunicações de FHC) e Josias de Souza (da Sucursal de Brasília e do blog "Nos Bastidores do Poder"). A platéia do Teatro Folha, onde acontece a sabatina, também poderá fazer perguntas.

Reeleição

O direito à reeleição para cargos executivos surgiu em 1997, sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso. Reportagem da Folha de domingo lembra que a inovação foi aprovada em meio a um escândalo. É que nos dias 13 e 14 de maio daquele ano, antes mesmo do Senado aprovar a emenda, a Folha revelou gravações de conversas de deputados que disseram ter vendido seus votos para aprovar a reeleição por R$ 200 mil cada um, e acusavam outros de terem feito o mesmo. Dois deles renunciaram, e o governo abafou uma CPI.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Lenira Machado (1) 26/08/2008 16h20
Lenira Machado (1) 26/08/2008 16h20
Sugestão de pesquisa para a Folha: local Maranhão; período Ditadura Militar, Governo Sarnei; nº de presos políticos; pesquisa amostral para saber se, os presos de lá, como os de cá foram torturados ou não. Será que no governo do "Príncepe das Letras" o Estado fazia parte de outra Nação? Maribondolâdia talvez? sem opinião
avalie fechar
Paulo Roberto Brunialti (48) 26/08/2008 16h01
Paulo Roberto Brunialti (48) 26/08/2008 16h01
O Sr. Sarney deve estar de brincadeira......tortura jamais pode ser esquecida , tem sim é que ser lembrada e que seja feita justiça. 3 opiniões
avalie fechar
Heitor Cláudio (1) 26/08/2008 16h00
Heitor Cláudio (1) 26/08/2008 16h00
Absurdo!
É muito fácil para quem fez parte do corpo dirigente defender isso! Mas assim como acho que devem-se sim, punir os reponsáveis pelas torturas, como qualquer cidadão comum que comete um crime, deve-se investigar as atuais denúncias de abuso do exército brasileiro em Citè Soleil, Haiti!
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (65)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca